“Totalmente sustentável”, diz Marcelo Silvestre, diretor da Galvani | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

“Totalmente sustentável”, diz Marcelo Silvestre, diretor da Galvani

Empresa teve a pedra fundamental lançada nesta sexta-feira, 24, pelo governador Jerônimo Rodrigues, em Irecê

Publicado sexta-feira, 24 de maio de 2024 às 14:28 h | Atualizado em 25/05/2024, 15:20 | Autor: Lula Bonfim e Eduardo Dias
Gestor da Galvani explicou desejo de tornar a região independente da importação de fertilizantes à base de fosfato
Gestor da Galvani explicou desejo de tornar a região independente da importação de fertilizantes à base de fosfato -

O diretor-presidente da empresa de mineração Galvani Fertilizantes, Marcelo Silvestre, afirmou nesta sexta-feira, 24, que o empreendimento, que teve a pedra fundamental lançada pelo governador Jerônimo Rodrigues, em Irecê, é “totalmente sustentável” e atuará com tecnologias novas, diferenciadas e com redução de consumo de água.

“É um prazer estar aqui nesse lançamento da pedra fundamental, desse investimento nosso. É um investimento grande que contou com o apoio da CBPM. E usando tecnologias novas, diferenciadas da mineração, é um empreendimento que reduz consumo de água, é um empreendimento que é um processamento a seco praticamente e que não utiliza barragem de rejeitos. Então, é totalmente sustentável”, declarou.

A unidade, segundo a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), tem capacidade de fazer com que o estado se torne independente da importação de fertilizantes à base de fosfato e vetor na geração de empregos.

“Nós temos 600 empregos durante 2024, 2025 e 2026. A metade de 2025 já começa a questão dos empregos para a operação, então a partir de 2025 nós temos 300 empregos diretos, a Galvani na operação, fora os indiretos. Então é uma expectativa grande de movimentar bem a economia da cidade”, disse Marcelo.

Sobre a remineralização do solo através do calcário, o gestor da Galvani explicou qual a participação da empresa no processo e os passos para fortalecer a agricultura familiar da região.

“Bom, nós temos, como parte do processo que foi desenvolvido, nós temos a geração do concentrado de fósforo e também o corretivo agrícola. O corretivo agrícola, que é a remineralização do solo, nós vamos vender 600 mil toneladas, além disso nós vamos doar 10 mil toneladas para essa CBPM que vai fazer distribuição para a agricultura familiar. Então, é um prazer para nós também estar junto com a agricultura familiar, que proporciona atingir mais e mais o desenvolvimento da região”, pontuou.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS