BAHIA
"VLT é a maior obra de mobilidade da história", diz deputado
Trabalhos seguem em ritmo acelerado, com destaque para a base já avançada na região da Calçada, onde será instalada uma estação
Por Redação

Em visita ao canteiro de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Subúrbio Ferroviário de Salvador, nesta sexta-feira, 11, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) ressaltou que o emreendimento é o maior de mobilidade urbana em execução na capital baiana.
Leia Também:
Ao lado do ex-vereador Tiago Ferreira (PT), o parlamentar acompanhou de perto o ritmo acelerado das intervenções do Governo da Bahia que vão transformar a antiga linha férrea em um moderno monotrilho de Salvador, com integração ao metrô e impacto direto na vida de mais de um milhão de moradores do Subúrbio e da região metropolitana.
“É uma obra de grande porte que vai integrar toda essa região da cidade com a malha implantada no nosso metrô”, destacou Robinson.
Segundo o parlamentar, os trabalhos seguem em ritmo acelerado, com destaque para a base já avançada na região da Calçada, onde será instalada a estação principal.
"As intervenções do VLT seguem pela Baixa do Fiscal, Lobato, chegando também a localidades como Escada, Plataforma, Periperi e Paripe", observa o deputado do PT.
Ao todo, o projeto prevê a implantação de um sistema de transporte moderno de quase 37 km de extensão, com 34 paradas. O primeiro trecho, entre a Calçada e a Ilha de São João, em Simões Filho, terá quase 17 km. A segunda etapa é entre Paripe e Águas Claras; e a terceira entre Águas Claras e Piatã completará a obra de mobilidade, integrando a orla da Baía de Todos-os-Santos à Orla Atlântica da capital.
"A obra está orçada em mais de R$ 3 bilhões e tem como objetivo requalificar o antigo traçado da linha férrea do Subúrbio, desativada em 2021. O novo modal irá operar com trens modernos, de média capacidade, com propulsão elétrica, promovendo maior eficiência, sustentabilidade e conforto aos usuários. O grupo político que entregou o metrô vai entregar à população da nossa cidade o VLT", afirma Robinson Almeida, que elogia o trabalho do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“O governador Jerônimo está determinado a ampliar a mobilidade urbana da nossa capital, gerando emprego, renda e oportunidade de desenvolvimento para todo o Subúrbio, que viverá uma nova fase no seu desenvolvimento socioeconômico”, completou o parlamentar.
Com previsão de entrega da primeira etapa até 2026, entre a Calçada e Ilha de São João, o VLT do Subúrbio é considerado um dos maiores investimentos em infraestrutura de transporte da história de Salvador e deve beneficiar diretamente cerca de 1,5 milhão de moradores da região metropolitana. A expectativa é que os primeiros trens do VLT cheguem a Salvador em dezembro, possibilitando o agendamento da viagem teste antes do início da operação comercial, prevista para o segundo semestre de 2026.
“Estamos falando de um projeto que vai transformar a vida das pessoas, especialmente de quem vive no Subúrbio, garantindo dignidade no deslocamento, valorização urbana e inclusão social, além de melhorar, e muito, a qualidade de vida da população. É um divisor de águas para Salvador”, finalizou Robinson.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes