Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESTADO ANÔMICO

Binho Galinha usou "laranjas" e liderou esquema, aponta investigação

Deputado voltou a ser alvo da PF durante operação deflagrada na manhã desta quarta-feira, 1º

Victoria Isabel

Por Victoria Isabel

01/10/2025 - 10:33 h | Atualizada em 01/10/2025 - 11:45
Além de Binho, outras nove pessoas são alvos da operação
Além de Binho, outras nove pessoas são alvos da operação -

O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), voltou a ser alvo da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, 1º, por envolvimento em crimes como lavagem de dinheiro e associação com o jogo do bicho. Segundo as investigações, mesmo sob medidas cautelares, o parlamentar manteve a liderança do grupo, utilizando empresas de fachada e “laranjas” para movimentar recursos.

Além de Binho, outras nove pessoas são alvos da operação. Quatro policiais militares envolvidos diretamente com o deputado foram presos, além da esposa do parlamentar, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho como João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano. Os dois já haviam sido presos em 2023, mas foram soltos em abril de 2024.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em endereços residenciais e uma empresa, nas cidades de Salvador, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos.

A operação investiga a atuação de uma organização criminosa com estrutura complexa, envolvida em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico.

Imagem ilustrativa da imagem Binho Galinha usou "laranjas" e liderou esquema, aponta investigação
| Foto: Jeferson Silva / Ascom SSP

A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa usada para lavagem de dinheiro. A operação é um desdobramento da 'Operação El Patrón', deflagrada em dezembro de 2023, que já resultou em denúncias do MPBA contra 15 pessoas, incluindo o deputado e familiares.

Operação Estado Anômico

A 'Operação Estado Anômico', foi deflagrada manhã desta quarta-feira, 1º, de forma conjunta pelo Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco); pela Polícia Federal, Receita Federal e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Força Correcional Integrada (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Binho Galinha Ministério Público da Bahia polícia federal

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Além de Binho, outras nove pessoas são alvos da operação
Play

Brasil e delegações deixam salão em protesto a Netanyahu na ONU

Além de Binho, outras nove pessoas são alvos da operação
Play

Barroso cai no samba e canta sucessos em festa de despedida do STF

Além de Binho, outras nove pessoas são alvos da operação
Play

Chapada Diamantina recebe a 21ª Rural Tur com celebração de cultura e riquezas naturais

Além de Binho, outras nove pessoas são alvos da operação
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

x