Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Brasil entra na lista de países com vistos suspensos pelo Governo Trump

Memorando interno prevê endurecimento das regras migratórias e maior controle da entrada de estrangeiros

Luan Julião
Por
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: ALEX WROBLEWSKI

O Brasil está entre os 75 países atingidos pela decisão do governo dos Estados Unidos de suspender temporariamente a emissão de vistos. A medida foi anunciada nesta quarta-feira, 14, pelo Departamento de Estado norte-americano, mas ainda não há confirmação oficial sobre quais categorias de visto serão afetadas, incluindo os de turismo.

A inclusão do Brasil na lista foi revelada pela rede de televisão Fox News, que afirma ter tido acesso a um memorando interno do Departamento de Estado com detalhes do plano. O documento também cita países como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que ainda não havia sido oficialmente comunicada sobre a nova restrição.

Segundo o memorando mencionado pela Fox News, o congelamento dos vistos deve começar a valer a partir de 21 de janeiro, sem prazo definido para o fim. A suspensão teria caráter temporário e serviria para que o governo norte-americano revisasse os critérios atualmente adotados para autorizar a entrada de estrangeiros no país

Leia Também:

POLÍTICA

INSS: Oposição pede ao STF colocação de tornozeleira em Lulinha
INSS: Oposição pede ao STF colocação de tornozeleira em Lulinha imagem

LEGISLATIVO

Randerson Leal lista prioridades à frente da oposição na Câmara de Salvador
Randerson Leal lista prioridades à frente da oposição na Câmara de Salvador imagem

PRESSÃO

Em ano eleitoral, novo ministro assume Justiça com desafio no Congresso
Em ano eleitoral, novo ministro assume Justiça com desafio no Congresso imagem

O documento aponta ainda a possibilidade de ampliação das restrições para determinados perfis, incluindo pessoas mais velhas e com sobrepeso. Em novembro, a agência Associated Press já havia informado que o governo do então presidente Donald Trump avaliava a adoção de diretrizes para limitar a entrada de pessoas obesas nos Estados Unidos.

Nos últimos anos, o processo de concessão de vistos passou por mudanças. Em junho do ano passado, candidatos a vistos de estudante passaram a ser obrigados a desbloquear seus perfis em redes sociais para análise das autoridades norte-americanas. Segundo comunicado divulgado à época, a iniciativa buscava identificar conteúdos considerados hostis aos Estados Unidos, ao seu governo, cultura e instituições.

Embora a suspensão dos vistos ainda não tenha sido oficialmente detalhada por Washington, o endurecimento das regras migratórias já havia sido sinalizado na estratégia de defesa e política externa divulgada pelo governo Trump em dezembro de 2025. O documento previa o aumento das restrições à entrada de imigrantes.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Brasil. EUA Critérios de Entrada política de imigração Restrições de Vistos Suspensão de Vistos Vistos Estados Unidos

Relacionadas

Mais lidas