Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Brasil toma decisão sobre mudar sede da COP30 por preços altos

Diversos países fizeram um pedido oficial para mudar a sede da conferência diante dos altos preços de alojamento

Por AFP

02/08/2025 - 12:20 h
Belém
Belém -

O governo brasileiro descartou nesta sexta-feira, 1º, mudar a sede da COP30, em resposta ao pedido de vários países descontentes com o preço das convenientes em Belém, que receberá a mais importante cúpula climática da ONU entre os dias 10 e 21 de novembro.

Leia Também:

Na terça-feira, diversos países de África, nações insulares e outros países em desenvolvimento fizeram um pedido oficial para mudar a sede da conferência diante dos altos preços de alojamento, disse o presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, em coletiva de imprensa virtual.

“Vou deixar bem claro, a COP vai ser em Belém, o encontro de chefes de Estado vai ser em Belém, e não há nenhum plano B”, disse Corrêa nesta sexta.

A conferência será precedida de uma reunião de chefes de Estado nos dias 6 e 7 de novembro.

Em meados de junho, a presidência brasileira da COP habilitou uma plataforma que oferece hospedagem a “preços acessíveis” para as delegações dos países de menor orçamento.

Nessa plataforma os valores estão limitados a 220 dólares por noite, muito abaixo dos preços comerciais que podem ultrapassar 1.000 dólares por noite em hotéis, mas ainda estão fora do alcance de certas delegações.

“Quem está se manifestando são os países membros da ONU que estão nesse grupo de pequenas ilhas ou que estão no grupo de países de menor desenvolvimento relativo ou membros do grupo africano”, detalhou Corrêa.

“Os quartos têm que estar entre 50 e 70 dólares para poderem vir para a COP”, acrescentou o diplomata.

Na quinta-feira, Corrêa denunciou que os hotéis de Belém colocaram preços “abusivos”. “Estão pedindo mais de 10 vezes os valores normais. Então há uma sensação literalmente de revolta dos países por essa insensibilidade”, afirmou.

“Uma nova reunião está agendada para o próximo dia 11 de agosto, com o objetivo de dar continuidade ao diálogo sobre o conjunto de ações para a realização da COP30”, o que inclui temas como “acomodação”, indicou a organização da COP em nota.

O Brasil espera cerca de 50.000 pessoas para a COP e a organização afirma ter mais de 53.000 leitos disponíveis para hospedagem em Belém.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

COP30 Belém cúpula climática ONU

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Belém
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Belém
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Belém
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Belém
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

x