DANÇA DAS CADEIRAS
A pedido do Centrão, Lula pode remanejar ministros no governo
Presidente deve acomodar indicados dos partidos de centro
O presidente Lula tem avaliado realizar um remanejamento entre alguns de seus atuais ministros de governo para acomodar indicados do Centrão nas pastas. A informação é do colunista do Metrópoles, Igor Gadelha.
Segundoo o colunista, uma das mudanças deve ocorrer com um ministro do PT ou da “cota pessoal de Lula”, que deve ser remanejado para o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável por comandar o Bolsa Família. O atual titular da pasta é o ministro Wellington Dias.
Dias, inclusive, tem sido um dos principais alvos de reclamações do Centrão e do próprio presidente. No entanto, Lula já declarou que não abre mão de ter alguém de sua extrema confiança no comando da pasta. A declaração pode ser interpretada como um aviso de que não entregará o ministério ao Centrão.
Com uma possível saída de Dias, Alexandre Padilha, atualmente na Secretaria de Relações Institucionais, pode ser uma das opções avaliadas pelo presidente.
A mudança, segundo o colunista, abre margem para outra substituição: a do comando da articulação política do governo com o Congresso, que é feita por Padilha. Um nome indicado pelo PP ou pelo Republicanos deve ser o favorito. Os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) despontam como favoritos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro