PRESIDÊNCIA DA CASA
Aliados de Lula pensam em nome para derrotar Lira na Câmara
Antes, os partidos que apoiaram Lula cogitavam apoiar Lira, mas derrotas do deputado o enfraqueceram
Por Da Redação
A pouco mais de um mês para a eleição para a Presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que tentará a reeleição, poderá não ter o amplo apoio que esperava dos aliados do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia mais: PT não definiu se apoiará reeleição de Lira para presidente da Câmara
Com as derrotas no Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu que o Bolsa Família ficará fora do teto de gastos e que o orçamento secreto é inconstitucional, Lira poderá ter concorrência de onde não esperava, segundo a colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo.
Entre os nomes cogitados para fazer frente a Lira na disputa pela Presidência da Câmara, estão os de Marina Silva (Rede-SP), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Luciano Bivar (UB-PE).
A decisão do STF, tomada pelo ministro Gilmar Mendes, teve como base a ação apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Apesar de ser pública, a ação do parlamentar não foi divulgada, o que fez Lira ser pego de surpresa e inclusive desconfiar que Lula esteja por trás dos movimentos de Randolfe.
Leia mais: Arthur Lira se dispõe a passar a faixa presidencial para Lula
Um dos motivos de a PEC de Transição travar na Câmara envolvia a continuidade do orçamento secreto, também chamado de emendas do relator, que é defendida por Lira. A inconstitucionalidade, com a decisão do STF, enfraqueceu o atual presidente da Câmara.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes