Câmara aprova PL que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional | A TARDE
Atarde > política > Brasil

Câmara aprova PL que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional

Texto segue para sanção presidencial

Publicado quarta-feira, 29 de novembro de 2023 às 22:13 h | Atualizado em 30/11/2023, 09:27 | Autor: Da Redação
Nas redes sociais, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) comemorou a medida
Nas redes sociais, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) comemorou a medida -

O projeto de lei que determina o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, como feriado nacional, foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 29. A proposição foi deliberada por 286 votos a favor e 121 contrários. 

Durante o debate na semana passada, os parlamentares aprovaram o requerimento de urgência que permitiu a tramitação célere da matéria na Casa Legislativa, sem a necessidade de ser discutida nas comissões. 

A proposição foi lançada pela bancada negra da Casa e encaminhada para o presidente Arthur Lira (PP-AL). Como o projeto já passou pelo Senado, ele segue para sanção presidencial. 

Nas redes sociais, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) comemorou a medida.

"Acabamos de aprovar na Câmara, nesse final do Novembro Negro, o PL que declara o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. Desde sua concepção, por nós e para nós, essa é uma data de luta, de memória e de celebração do nosso povo, nossa história, nossa cultura, nossa vida e nossa força", celebrou.

Apesar de Salvador ser considerada a capital mais negra fora da África, a data não é celebrada como feriado na cidade. O presidente da Câmara da capital baiana, Carlos Muniz (PSDB) defendeu a inclusão da data no calendário no município, durante entrevista ao A TARDE Cast.

Publicações relacionadas