CNJ trava sessão do TRF1 e possibilita que Lula nomeie desembargadores | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

CNJ trava sessão do TRF1 e possibilita que Lula nomeie desembargadores

Nos bastidores, bolsonaristas pressionam para que sessão seja realizada até 31 de dezembro

Publicado quinta-feira, 10 de novembro de 2022 às 10:37 h | Autor: Da Redação
ABJD sugeriu adiamento da sessão ao alegar risco de “possível direcionamento político”, em caso de nomeação de desembargadores do TRF1 ser feita por Jair Bolsonaro (PL)
ABJD sugeriu adiamento da sessão ao alegar risco de “possível direcionamento político”, em caso de nomeação de desembargadores do TRF1 ser feita por Jair Bolsonaro (PL) -

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que tem jurisdição sobre metade dos estados brasileiros e Distrito Federal, teve suspensa uma sessão em que seria abordada uma lista de novos nomes de desembargadores. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 10, dia da própria sessão, pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão.

A decisão do magistrado baiano contrariou bolsonaristas, já que se a nomeação dos desembargadores não acontecer até 31 de dezembro, o ato ficará a cargo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista, que venceu a eleição contra o atual presidente no segundo turno, no dia 30 de outubro, toma posse do cargo em 1º de janeiro.

Sugerida pela Associação Brasileira de Juízes Pela Democracia (ABJD), que alegou o risco de “possível direcionamento político” em caso de a nomeação de desembargadores ser feita por Bolsonaro, a decisão de travar a sessão do TRF1 foi acatada pelo STJ, que deve avaliar o caso nos próximos dias.

Publicações relacionadas