Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Deputado propõe atualização do BPC para pessoas com TEA

Benefício só pode ser concedido para famílias com rendas limitadas a um ¼ do salário minímo

Gabriela Araújo
Por Gabriela Araújo
| Atualizada em
Presidente municipal do PDT, Leo Prates
Presidente municipal do PDT, Leo Prates - Foto: Reprodução | Assessoria

O deputado federal Leo Prates (PDT) protocolou nesta quinta-feira, 5, um requerimento junto à Mesa da Câmara dos Deputados destinado ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, uma proposta solicitando a atualização das pessoas com Transtornos de Espectro Autista (TEA) na concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) as famílias atípicas.

“Aqueles que são incapazes de se sustentar sozinhos têm direito a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que consiste em um salário mínimo mensal”, diz o documento.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O BPC é assegurado para as pessoas com TEA através da lei nº 12.764/2012, no entanto, para ser contemplado com o benefício, as famílias precisam ter uma renda limitada a um ¼ do salário mínimo vigente, isto é, menor a R$ 353. Ao se encaixar no critério de miserabilidade, os beneficiados passam a receber R$ 1.412.

No mesmo projeto, o pedetista sugere ao ministro a oferta de mais exames no INSS ao público, a fim de aprimorar os métodos de diagnósticos.

“O diagnóstico desafia muitos profissionais de saúde e famílias devido à natureza sutil e complexa dos sintomas. O neurologista infantil e da adolescência Hélio Van der Linden explica que os sinais são discretos em muitos casos, com indivíduos apresentando habilidades de comunicação verbal razoáveis e interação social aparentemente normal em determinadas situações”, relata a proposição.

No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil possuem TEA, o que equivale a um caso confirmado a cada 110 pessoas. A deficiência engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, todas relacionadas com dificuldade no relacionamento social.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

BPC deputado diagnóstico Inclusão legislação pessoas com TEA políticas públicas proposta qualidade de vida

Relacionadas

Mais lidas