Diego Coronel presidirá comissão que analisa PEC da anistia a partidos | A TARDE
Atarde > política > Brasil

Diego Coronel presidirá comissão que analisa PEC da anistia a partidos

Deputado federal da Bahia é filho do senador Angelo Coronel

Publicado quinta-feira, 03 de agosto de 2023 às 11:56 h | Autor: Da Redação e Agência Câmara
Diego Coronel assumiu compromisso de exercer a presidência do colegiado de forma imparcial
Diego Coronel assumiu compromisso de exercer a presidência do colegiado de forma imparcial -

Foi instalada nesta quarta-feira, 2, a comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 9/23, que proíbe a aplicação de sanções a partidos políticos que não cumpriram cotas de sexo ou raça nas últimas eleições.

Foram eleitos para presidente o deputado Diego Coronel (PSD-BA), para primeiro vice-presidente o deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG), para segundo vice-presidente Marcelo Lima (PSB-SP) e para terceiro vice Renata Abreu (PODE-SP). O relator será o deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP). A comissão especial terá 34 membros titulares e igual número de suplentes.

De acordo com a proposta em análise, não serão aplicadas sanções, inclusive multas ou suspensão do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, aos partidos que não preencheram a cota mínima de recursos em razão de sexo e raça nas eleições de 2022 e anteriores.

A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em maio e ainda precisa ser analisada pela comissão especial e pelo Plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.

Diego Coronel assumiu compromisso de exercer a presidência do colegiado de forma imparcial, ouvindo todas representações partidárias e promovendo audiências públicas. Ele também garantiu que vai usar o prazo máximo de 40 sessões para conclusão dos trabalhos da comissão.

Publicações relacionadas