Duas federações partidárias são aprovadas pelo TSE | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Duas federações partidárias são aprovadas pelo TSE

PSOL e Rede se unirão, assim como PSDB e Cidadania

Publicado quinta-feira, 26 de maio de 2022 às 13:05 h | Atualizado em 26/05/2022, 13:20 | Autor: Da Redação
Diferente das coligações, as federações têm duração de até quatro anos. As primeiras foram aprovadas pelo TSE esta semana
Diferente das coligações, as federações têm duração de até quatro anos. As primeiras foram aprovadas pelo TSE esta semana -

Novidade nas eleições deste ano, a federação partidária já tem suas primeiras versões. Dois dias após a aprovação da primeira delas, entre PT, PCdoB e PV, nesta quinta-feira, 26, outras duas foram aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE): uma formada por PSOL e Rede e outra por PSDB e Cidadania.

PSOL e Rede já buscavam aproximação desde o início do ano. Na Bahia, as legendas dialogavam bem, mas por ser a nível nacional, a federação partidária precisou de diálogo também nas outras unidades federativas. Já o PSDB e o Cidadania, por sua vez, passaram a dialogar há menos tempo. 

Diferente das coligações, as federações têm duração de até quatro anos. No entanto, é permitido que membros das legendas apoiem candidatos diferentes. As legendas têm até o dia 31 de maio para enviar o pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que precisa analisar se os requisitos previstos foram cumpridos para que a validação da federação seja feita.

A federação entre PSOL e Rede será presidida por Guilherme Boulos (PSOL) e terá como vice Heloísa Helena (Rede). A federação entre PSDB e Cidadania ainda não têm os nomes definidos para a presidência e vice-presidência.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS