ELEIÇÃO NA ARGENTINA
Governo Lula adota cautela após vitória de Milei
Presidente brasileiro enxerga derrota para a região e não telefonou para parabenizar Milei
Sem fazer qualquer crítica ao novo presidente eleito da Argentina, Javier Milei, Lula (PT) e seu governo se preparam para os próximos passos após o resultado eleitoral no país vizinho.
Lula não telefonou para parabenizar Milei, como é costume entre chefes de Estado após o resultado eleitoral em um país da mesma região.
Leia mais: Atlas, parceiro de A TARDE, crava resultado de eleição na Argentina
Em publicação nas redes sociais, o petista parabenizou os argentinos por conduzirem o pleito com tranquilidade e enalteceu a democracia, mas não citou Milei nominalmente.
A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2023
Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A…
A posse de Milei acontece no dia 10 de dezembro. Auxiliares de Lula dizem não saber se o presidente brasileiro participará da cerimônia, inclusive muitos deles defendem que ele não vá, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.
O motivo da eventual ausência do chefe de Estado brasileiro é evitar desgastes, já que Milei ofendeu Lula em entrevistas recentes e desde o início da campanha ameaça romper as relações diplomáticas com o Brasil.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro