GOVERNO EM CRISE
Lula se manifesta sobre a posse da presidente do Peru, Dina Boluarte
Em nota, o presidente eleito disse que espera que as forças políticas peruanas trabalhem democraticamente
O presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, se manifestou através de uma nota sobre a situação do país vizinho Peru. O presidente peruano, Pedro Castillo foi afastado do cargo e preso na tarde desta quarta-feria, 7, após anunciar a dissolvição do Congresso e convocar novas eleições. A Procuradoria Geral do Estado do Peru acuso o presidente de "suposta prática dos delitos de sedição, abuso de autoridade e grave perturbação da tranquilidade pública".
Na nota, Lula fala que em seu governo vai trabalhar para reconstruir o diálogo entre as nações latino-americana e deseja que "as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva".
Leia a íntegra da declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Acompanhei com muita preocupação os fatos que levaram à destituição constitucional do presidente do Peru, Pedro Castillo. É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional. O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos.
Espero que a Presidenta Dina Boluarte tenha êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social. Espero que todas as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva, a única forma capaz de trazer paz e prosperidade ao querido e fraterno povo peruano.
Em meu governo, trabalharemos de forma incansável para reconstruir a integração regional, para o que a amizade entre o Brasil e o Peru é fundamental.
Luiz Inácio Lula da Silva
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes