Minha Casa, Minha Vida deve ser gratuito para quem tem Bolsa Família | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Minha Casa, Minha Vida deve ser gratuito para quem tem Bolsa Família

Além disso, gratuidade pode atender pessoas em situação de rua

Publicado quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023 às 12:59 h | Autor: Da Redação
O ministro das Cidades, Jader Filho
O ministro das Cidades, Jader Filho -

O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), disse nesta quinta-feira, 16, que o governo federal estuda a possibilidade de conceder a gratuidade do Minha Casa, Minha Vida a beneficiários do Bolsa Família e à população em situação de rua. 

Atualmente, a faixa 1, que atende as pessoas com o menor nível de renda contempladas pelo programa subsidia até 95% do valor do imóvel. Segundo o emedebista, o estudo para que a gratuidade seja garantida a essa parte da população ficará pronto em até 45 dias, contados a partir da terça-feira, 14, quando o MCMV foi oficialmente retomado pela gestão federal em evento em Santo Amaro.

"Eu acho que é um pouco contrassenso. São pessoas que precisam do governo. A gente ajuda com o Bolsa Família e tira com o [Minha Casa, Minha Vida]? Essa é a intenção que o presidente Lula tem, na sua sensibilidade, para que a gente possa ajudar essas pessoas de fato (…) Nós temos um déficit habitacional que não foi enfrentado nos últimos quatro anos. Esse condomínio que foi inaugurado em Santo Amaro é de 2013. São 83 mil obras paralisadas do Minha Casa, Minha Vida”, disse Jader Filho em entrevista ao Globo News.

O ministro falou ainda no prejuízo social que o atraso nas obras dos imóveis que fazem parte do programa, pois há pessoas que aguardam unidades habitacionais há seis anos e há quem sequer conseguiu contratar o financiamento dos locais que pretendem morar.

“Você analisa o prejuízo social, são famílias que estão aguardando na melhor das hipóteses desde 2016 para morar nessas casas. Ficaram morando de aluguel, ou em situação de risco", destacou Jader Filho.

Publicações relacionadas