GUAJAJARA
Ministra critica Abel Ferreira após fala xenofóbica: "Errou muito"
Técnico do Palmeiras compara time desorganizado com 'índios'
Por Da Redação
A ministra dos Povos Índigenas e Originários, Sônia Guajajara (Psol), criticou, nesta sexta-feira, 12, o técnico português Abel Ferreira, do Palmeiras, que usou uma expressão considerada xenofóbica, após um jogo da equipe paulista, na quinta, 11.
Abel deu a seguinte declaração na coletiva: "Isso não é uma equipe de índios. Há uma organização e dentro dessa organização há liberdade para eles criarem, para se ligarem e há princípios de jogo que nós temos, um deles é o equilíbrio, e o Aníbal é um desses pêndulos, esse motorzinho, que não só tem como tarefa ser a primeira cobertura, como também ligar jogo e pôr a equipe a jogar".
Em uma publicação no X, antigo Twitter, Guajajara afirmou que o treinador "errou muito" ao usar o povo índigena para exemplificar desorganização.
"O técnico do Palmeiras errou, e muito, na sua declaração. Gostaria de convidá-lo a conhecer a história dos povos indígenas do Brasil. E também conhecer a história de colonização de Portugal, seu país de origem, em relação ao Brasil e como estamos trabalhando para rever isso", escreveu a ministra.
Abel pediu desculpas após a repercussão da fala, e disse repudiar qualquer manifestação preconceituosa.
"Repudio toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. Infelizmente, há expressões que continuamos a perpetuar sem que nos debrucemos sobre o seu conteúdo. Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa. Reconheço que palavras têm poder e impacto, independentemente da intenção. Devemos todos questionar, pensar e melhorar todos os dias. Peço desculpa a todos e, em especial, às comunidades indígenas", disse em nota.
O técnico do Palmeiras errou, e muito, na sua declaração. Gostaria de convidá-lo a conhecer a história dos povos indígenas do Brasil. E também conhecer a história de colonização de Portugal, seu país de origem, em relação ao Brasil e como estamos trabalhando para rever isso.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) July 12, 2024
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes