Nove político baianos estão entre os 100 mais influentes do Congresso | A TARDE
Atarde > política > Brasil

Nove político baianos estão entre os 100 mais influentes do Congresso

Deputados federais e senadores se destacaram em Brasília

Publicado domingo, 01 de outubro de 2023 às 10:15 h | Atualizado em 01/10/2023, 11:02 | Autor: Da Redação
73,5% dos entrevistados afirmaram que não acompanham a atuação dos senadores
73,5% dos entrevistados afirmaram que não acompanham a atuação dos senadores -

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) apontou nove políticos baianos entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional.

Os deputados federais Adolfo Viana (PSDB), Alice Portugal (PCdoB), Antonio Brito (PSD), Arthur Maia (União), Daniel Almeida (PCdoB), Elmar Nascimento (União) e João Leão (PP); além de dois senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) integram a lista dos “cabeças” do Congresso.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades definidas.

Entre os atributos que caracterizam protagonista do processo legislativo, destaca-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.

Outros baianos figuram na lista dos 50 parlamentares em ascensão no Congresso:

Senador Angelo Coronel (PSD)

Joseildo Ramos (PT-BA)

Roberta Roma (PL)

Valmir Assunção (PT).

Publicações relacionadas