POLÍTICA
Otto Alencar será relator de projeto sobre o Carf no Senado
Senador governista pretende apresentar um parecer ainda em agosto
Por Da Redação
O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi escolhido na última quarta-feira, 13, para ser o relator no Senado do projeto que favorece o governo em caso de empate nos julgamentos do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf). O próprio Otto divulgou a escolha em entrevista à TV Globo.
A prosposta que beneficia o Governo Federal foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última sexta-feira, 7, e agora segue para análise e votação no Senado.
Otto foi convidado para ser relator pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. Conforme o G1, o senador baiano tem como expectativa apresentar um parecer ainda em agosto, após o recesso parlamentar.
O texto aprovado dá mais poder ao presidente da turma que julga processos no Carf em caso de empate nos julgamentos. Além disso, estabelece prazo de 90 dias para que o contribuinte apresente uma proposta de pagamento do valor principal da dívida sem incidência de juros.
O texto limita em 60 salários mínimos o alcance para que os contribuintes possam recorrer ao Carf. A proposta original previa mil salários mínimos.
O contribuinte também poderá autorregularizar sua dívida sem cobrança de juros mesmo depois de iniciado o processo de fiscalização. Durante a discussão da matéria, o relator incluiu ainda um outro dispositivo para cancelar a parcela das multas aplicadas pela União que ultrapassem 100% do valor da dívida.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes