Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Cassação anulada: TRE mantém prefeito e vice de Maragogipe nos cargos

Medida derrubou sentença que havia declarado ambos inelegíveis

Redação
Por Redação
| Atualizada em
Prefeito de Maragogipe, Valnicio Armede
Prefeito de Maragogipe, Valnicio Armede - Foto: Reprodução

A cassação dos mandatos do prefeito de Maragogipe, Valnicio Armede (PP), e do seu vice, Adhemar Novaes (PP), foi anulada nesta segunda-feira, 21, após decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). A medida reformou sentença de primeiro grau que havia declarado ambos inelegíveis por oito anos por abuso de poder político e econômico.

Leia Também:

POLÍTICA

Edital que definirá substituta da ViaBahia já tem data para sair
Edital que definirá substituta da ViaBahia já tem data para sair imagem

RISCO

Bolsonaro pode ser preso nesta terça; veja cenário
Bolsonaro pode ser preso nesta terça; veja cenário imagem

DIVERGÊNCIA

Fux vota contra tornozeleira eletrônica em Bolsonaro
Fux vota contra tornozeleira eletrônica em Bolsonaro imagem

O julgamento ocorreu de forma virtual e foi presidido pelo desembargador Abelardo Paulo da Matta. O relator do recurso, desembargador Danilo Costa Luiz, votou pelo provimento do pedido da defesa e foi acompanhado por todos os demais membros da Corte. O Ministério Público Eleitoral, por meio do procurador regional Samir Nachef, também havia se manifestado favorável à manutenção dos mandatos.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A decisão do TRE reverte a sentença do juiz eleitoral, José Ayres de Souza Nascimento Junior, da 118ª Zona Eleitoral (Cachoeira), proferida em abril deste ano.

A ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) apontava irregularidades na nomeação de servidores durante o período eleitoral, alegando que a prefeitura teria promovido 978 contratações em 2024, ano do pleito, totalizando mais que o dobro do quadro funcional entre 2020 e 2024, passando de 1.419 para 3.056 servidores.

Conforme informações do processo, as contratações teriam ultrapassado o limite permitido pela legislação, que veda admissões nos três meses que antecedem as eleições. A acusação sustentava que a prática configurava abuso de poder com fins eleitorais.

Durante o julgamento, o relator do recurso destacou a ausência de provas consistentes de que as contratações tiveram objetivo eleitoreiro. O desembargador, Moacyr Pita Lima, também apontou a fragilidade dos elementos apresentados nos autos. Para os magistrados, não houve comprovação suficiente de que a expansão do quadro de servidores tenha influenciado diretamente o resultado do pleito municipal.

O advogado de defesa, Tiago Ayrres, fez sustentação oral no julgamento, mas os argumentos decisivos foram os apresentados no parecer do MPF e no voto do relator. Com a decisão, Valnicio Armede e Adhemar Novaes seguem à frente da administração municipal e recuperam sua elegibilidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Bahia cassação anulada Maragogipe prefeito Valnicio Armede TRE -BA

Relacionadas

Mais lidas