Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Conheça a rota de fuga usada por Flávio Bolsonaro nos EUA

Projeto foi inspirado em livro As Mil e Uma Noites

Cássio Moreira
Por
Flávio Bolsonaro deixou o Brasil rumo aos EUA
Flávio Bolsonaro deixou o Brasil rumo aos EUA - Foto: Gledston Tavares | AFP
Eleições 2026

Candidato derrotado à presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL) deixou o Brasil no meio da semana passada, rumo aos Estados Unidos. Sem entregar os passaportes às autoridades brasileiras, como foi exigido, o parlamentar fez um caminho diferente.

Leia Também:

POLÍTICA

Flávio Bolsonaro saiu do Brasil em pânico, diz jornal argentino
Flávio Bolsonaro saiu do Brasil em pânico, diz jornal argentino imagem

Flávio utilizou uma conhecida rota de fuga até chegar em solo americano. Após sair do Brasil, o senador passou pela Argentina, mas seu voo para o destino final partiu de Guayaquil, no Equador.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O destino final foi o Aeroporto Executivo Miami-Opa-Locka, que carrega um papel importante na história americana no século XX.

Arquitetura baseada em As Mil e Uma Noites

A arquitetura da cidade de Opa-Locka, pensada por Glenn Curtiss no século XX, teve como base o livro As Mil e Uma Noites, trazendo traços do estilo mourisco em parte de suas construções arquitetônicas.

Já o aeroporto foi construído em 1927, num espaço que já tinha ligação com o setor aéreo: antes disso, o local serviu como um campo de aviação de posse do próprio Curtiss, que agora era aeroporto para a Marinha dos Estados Unidos.

Aeroporto foi usado pelos EUA na Segunda Guerra

O aeroporto foi utilizado pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, fazendo parte do Comando de Treinamento da Marinha, instalado também como centro de seis bases de treinamento.

Aeroporto foi fundamental na Guerra Fria

O mesmo espaço também desempenhou um papel importante para os Estados Unidos durante a Guerra Fria, protagonizada por americanos e soviéticos no século XX.

Um dos episódios mais lembrados envolvendo o Miami-Opa-Locka é a invasão da Baía dos Porcos. Além disso, o local também serviu como base para outra ofensiva conhecida dos americanos no período: a crise dos mísseis de Cuba.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Flávio Bolsonaro

Relacionadas

Mais lidas