URGÊNCIA
Defensoria envia ofício a Rui Costa sobre apoio aos Yanomamis
Documento solicita mais aeronaves e equipes para o atendimento aos indígenas
Por Da Redação
A Defensoria Pública da União (DPU) fez cobrança ao governo federal sobre o aumento do total de aeronaves e de equipes no atendimento aos indígenas na Terra Yanomami. O ofício foi enviado ao ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil.
O documento divulgado neste domingo, 5, cobra urgência para o reforço dos recursos materiais e humanos no socorro para a população local. Ainda no ofício, a DPU solicita que o governo federal envie um balanço das ações na área indígena em Roraima até esta segunda-feira, 6. Os detalhes foram revelados pela CNN Brasil.
“A avaliação que a DPU faz é que o governo federal, embora venha finalmente agindo para reduzir os graves danos ao Povo Yanomami e Ye’kwana em decorrência da omissão estrutural da gestão anterior, não vem adotando providências com a celeridade que a conjuntura necessita”, diz a nota.
Os defensores públicos encontraram indígenas Yanomami em grave situação de saúde, com quadros de desnutrição, malária, além de diferentes tipos de infecções. A visita na região foi feita entre os dias 23 e 27 do último mês.
“No exato momento em que este ofício está sendo redigido e lido, indígenas Yanomami continuam a morrer e a sofrer com a fome e ausência de tratamento médico adequado”, acrescenta o texto do ofício.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes