Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

COMBATE AO CRIME

Deputado apresenta pacote de projetos contra facções criminosas

Iniciativa, chamada de “Anti-facções”, tem como objetivo criar instrumentos legais mais rígidos contra os grupos criminosos

Redação
Por Redação
| Atualizada em
Grupos criminosos estão em todos os estados brasileiros
Grupos criminosos estão em todos os estados brasileiros -

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), vice-líder da oposição, protocolou na Câmara um pacote de cinco projetos de lei voltados ao enfraquecimento das facções criminosas que atuam em diversos estados do país.

Leia Também:

VOTO DE CABRESTO

Empresas são condenadas por obrigar funcionários a votar em Bolsonaro
Empresas são condenadas por obrigar funcionários a votar em Bolsonaro imagem

DESTEMPERO

Prefeito não gosta de pergunta e agride jornalista; veja o vídeo
Prefeito não gosta de pergunta e agride jornalista; veja o vídeo imagem

APURAÇÃO

Brasil envia resposta à investigação dos EUA sobre Pix nesta segunda
Brasil envia resposta à investigação dos EUA sobre Pix nesta segunda imagem

A iniciativa, chamada de “Anti-facções”, tem como objetivo criar instrumentos legais mais rígidos contra os grupos criminosos que vêm ganhando força no Brasil.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“As facções já atuam como verdadeiros Estados paralelos. Se o poder público não reagir com dureza, a população seguirá refém”, afirmou o parlamentar.

Os projetos incluídos no pacote são:

  • PL 2428/2025 – classifica como terrorismo as ações de facções que dominem territórios e intimidem comunidades;
  • PL 1491/2025 – proíbe a segregação de presos por facções nos presídios;
  • PL 2033/2023 – impede que bens apreendidos voltem aos criminosos, salvo se comprovada origem lícita;
  • PL 2500/2025 – endurece progressão de regime e livramento para reincidentes violentos;
  • PL 4025/2025 – aumenta a pena para associações criminosas com vínculos internacionais.

Terrorismo

Além do pacote, o parlamentar apresentou uma proposta de incluir as facções criminosas na Lei Antiterrorismo. Pela medida, ações de organizações armadas e milícias urbanas passam a ser consideradas atos terroristas, diante do poder de intimidação e controle territorial que exercem.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

anti-facções Capitão Alden Facções criminosas lei antiterrorismo

Relacionadas

Mais lidas