POLÍTICA
Desempenho no Enem pode virar critério para obter o Pé-de-Meia
Proposta está em análise na Câmara dos Deputados
Por Redação

O desempenho satisfatório no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode se tornar um dos requisitos para acessar e permanecer no Programa Pé-de-Meia, conforme indica Projeto de Lei 163/25, que está em análise na Câmara dos Deputados.
Leia Também:
O Programa Pé-de-Meia concede incentivo financeiro, na modalidade poupança, para estimular alunos do ensino médio a concluírem o curso. Atualmente, os requisitos para acesso e permanência são:
-efetivação da matrícula no início de cada ano letivo;
-frequência escolar mínima de 80% do total de horas letivas;
-conclusão do ano letivo com aprovação;
-participação nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, quando houver, nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para o ensino médio;
-participação no Enem para aqueles que frequentam o último ano letivo do ensino médio público; e quando for o caso do estudante elegível, participação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Os autores da proposta, deputados do Novo de São Paulo Adriana Ventura (Novo-SP) e Ricardo Salles (Novo-SP), afirmam que é necessário aprimorar o programa, vinculando esse incentivo financeiro ao rendimento escolar. A mudança sugerida, segundo eles, promove a meritocracia.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes