199 ANOS DA INDEPENDÊNCIA
Lula pode estar em Salvador no 2 de Julho, diz Wagner
Cortejo celebra vitória baiana sobre portugueses e conta com presença de políticos
Por Da Redação
Existe possibilidade de o pré-candidato à presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, estar em Salvador no 2 de Julho, data que celebra a independência do Brasil na Bahia. A informação foi divulgada pelo senador Jaques Wagner (PT), nesta sexta-feira, 10. “Lula pensa em vir, mas não se decidiu. Está pensando, pois sua agenda é cheia”, disse o correligionário do ex-presidente da República, que governou o país entre 2003 e 2010.
O cortejo alusivo à data, em Salvador, tem um trajeto de mais de 5 km, que vai do Largo da Lapinha até o Campo Grande. Políticos de diversas matizes ideológicas marcam presença na festa, que também costuma ter protestos, além de reverências às figuras que marcam a data, como Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica e o Caboclo, entidade ligada ao candomblé presente desde os primórdios da festa, ainda no início do Século XIX.
Este ano, serão completados 199 anos da concretização da vitória brasileira contra os portugueses na Bahia, embora em 2 de Julho de 1823 não tenha tido uma batalha, como em 8 de novembro de 1822, quando aconteceu a Batalha de Pirajá.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes