Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > ELEIÇÕES 2024
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
26/04/2024 às 20:25 • Atualizada em 26/04/2024 às 21:21 - há XX semanas | Autor: Gabriela Araújo e Lula Bonfim

Prates diz que confia “em suas articulações” para unir grupo político

Após briga por Lauro de Freitas, PDT pode romper aliança com União Brasil

Aliados de primeira hora, o PDT baiano se sentiu “traído” após a saída da vereadora e pré-candidata à prefeitura de Lauro de Freitas, Débora Regis, da sigla, para se filiar ao União Brasil, às vésperas do fechamento da janela partidária.

A situação estremeceu a relação entre o presidente estadual da legenda, Félix Mendonça Jr. e o principal responsável pela articulação, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que ameaçou romper aliança em 2026.

Entre a cruz e a espada, o deputado federal Leo Prates já escolheu o lado que ficará no meio dessa briga. Nesta sexta-feira, 26, o parlamentar afirmou que permanecerá junto ao seu primeiro e único grupo político.

“Eu só tive um grupo político na minha vida que é o grupo de Bruno Reis (União Brasil). Eu acho que o PDT é a casa que me acolheu e me deu destaque nacional, o que eu posso dizer é que vou trabalhar para que estejam unidos, inclusive, no projeto de Félix no Senado nacional”, afirmou ao portal A TARDE.

Leia também

>> “Apoiarei Débora Regis em Lauro”, diz Leo Prates sobre ex–pedetista

>> Aliança entre PDT e União Brasil estremece na Bahia; entenda

O parlamentar ainda nutre esperanças de que a aliança continue vigorando nos próximos anos. “Eu vou acreditar sempre na minha capacidade de articulação para que essa aliança seja mantida”.

Eleições

Prates, que também preside o partido em Salvador, ainda falou sobre as articulações da legenda para as corridas eleitorais. Em Salvador, o PDT fechou apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil), inclusive, a sigla defende a manutenção de Ana Paula Matos na vaga de vice.

“Nós tomamos a decisão oficial de apoiar a reeleição de Bruno Reis, porque entendemos do trabalho que ele está fazendo e a vitória dele é a vitória do povo de Salvador no nosso entendimento”, iniciou o parlamentar.

E acrescentou: “Em relação à candidatura a vice, o nome da Ana é o nome natural do partido, é uma pessoa que a gente tem uma excelente relação, uma pessoa que representa bem o partido, porém que dependeria de uma vontade do prefeito Bruno Reis e dos partidos coligados. Eu acho que a decisão está nas mãos do prefeito Bruno”.

Em Vitória da Conquista, onde o União Brasil defende à reeleição da prefeita Sheila Lemos, o PDT defende o nome do secretário municipal da Saúde, Vinícius de Brito Rodrigues. O mesmo movimento se repete em Feira de Santana, no entanto, Prates não adiantou os nomes.

“Em relação aos interiores, nós temos crescido bastante com candidaturas pujantes a prefeito e a vice-prefeito. Em Vitória da Conquista, nós estamos lutando lá com Vinícius para ser o vice-prefeito. Estamos lutando pela vice de Zé Ronaldo. Então, eu acho que o conjunto partidário tem sido bem conduzido pelo presidente Félix. Além do que, nós estamos com candidaturas em diversos municípios, como por exemplo em Itamaraju", concluiu.

Assuntos relacionados

alianças partidárias Bahia Bruno Reis eleições eleições 2024 eleições municipais leo prates PARTIDOS POLÍTICOS PDT Política

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

alianças partidárias Bahia Bruno Reis eleições eleições 2024 eleições municipais leo prates PARTIDOS POLÍTICOS PDT Política

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

alianças partidárias Bahia Bruno Reis eleições eleições 2024 eleições municipais leo prates PARTIDOS POLÍTICOS PDT Política

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Acompanhe a transmissão da mesa redonda sobre o balanço das eleições

Play

Áudio atribuído a músico de Oh Polêmico revela suposta ameaça

Play

Moema comemora visita de Dilma Rousseff a Lauro de Freitas

Play

Bolsonaro pede votos ao vivo durante culto evangélico em Salvador

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA