ELEIÇÃO 2026
“Estou focada na gestão”, diz Rowenna sobre possível candidatura
Secretária de Educação da Bahia afirmou que o debate eleitoral ficará “para depois”

A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, reafirmou seu compromisso com a gestão e destacou que o foco, neste momento, está voltado integralmente para a melhoria dos índices educacionais do estado.
Questionada sobre uma possível candidatura nas eleições de 2026, como deputada, ela afirmou que o assunto será discutido “depois”, reforçando que “está na lista de ser a melhor secretária da Educação do Brasil”.
Leia Também:
“Atualmente, eu estou focada na gestão. A verdade é essa. Eu estou dedicada. A gente está em um período de avaliação. Eu tenho que entregar o melhor Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] da Bahia. Eu estou dedicada a isso. Depois a gente debate a eleição. Daqui pra lá, eu tenho que entregar, porque não vai adiantar eu não entregar um bom resultado da educação”, disse em entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, da Band.
A secretária destacou ainda que o compromisso vai além dos indicadores, envolvendo uma série de investimentos estruturais e programas voltados à valorização da educação pública.
“Tem a ver com Ideb? Tem. Mas tem a ver com um projeto de Bahia que a gente acredita, de entregar uma escola melhor. Todo o investimento que nós estamos fazendo em infraestrutura física, quase 600 obras de novas escolas, meio bi [meio bilhão de reais] de alimentação escolar, programas de acesso e permanência, Bolsa Presença, todas essas entregas, concurso de professores. Eu estou dedicada nessa agenda da educação”, acrescentou.
Avaliações externas
Idealizada e conduzida pela SEC, o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) é realizado no âmbito do regime de colaboração com os municípios que assinam uma Cooperação Técnica com o órgão. A avaliação, que se dá nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, amplia o olhar sobre a aprendizagem ao oferecer diagnósticos específicos da realidade baiana, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Neste ano, as provas do SABE serão aplicadas de 6 a 10 de outubro para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio (para todas as escolas públicas municipais e estaduais) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Etapa VII (para as escolas estaduais situadas nas cidades-sede dos Núcleos Territoriais de Educação - NTEs); e de 10 a 14 de novembro para o 2º ano do Ensino Fundamental (para todas as escolas públicas municipais e estaduais).
Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma avaliação nacional conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal ligada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Distrito Federal, estados e municípios.
A avaliação verifica a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, gerando indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Realizado a cada dois anos, o SAEB será aplicado de 20 a 31 de outubro, de forma amostral para estudantes do 2° ano e censitária para os do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes