Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Ex-prefeito volta a 'cair da cadeira' após retorno de Brito à Câmara

Sérgio Brito (PSD) foi exonerado da Seinfra no último dia 11 e não retornou ao cargo

Yuri Abreu
Por
| Atualizada em
Sérgio Brito e Charles Fernandes
Sérgio Brito e Charles Fernandes - Foto: Montagem | Divulgação/Câmara dos Deputados e Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A exoneração de Sérgio Brito da Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra) para retomar às atividades na Câmara dos Deputados, em Brasília, chamou atenção por um fator: diferente do colega de Executivo, o secretário Afonso Florence (Casa Civil), que fez um "bate-volta" na capital federal e já retornou ao cargo, Brito permanece distante do Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A movimentação fez com que o então titular do cargo na Câmara dos Deputados, Charles Fernandes (PSD), o ex-prefeito de Guanambi, sudoeste do estado, "caísse da cadeira" mais uma vez.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Histórico de "bate-volta"

Aliás, o pessedista tem um histórico de "bate-volta" entre o município conhecido como "Beija-Flor do Sertão" e o Congresso Nacional. Isso porque, nas duas eleições nas quais ele se candidatou a deputado federal, ele acabou na suplência.

Leia Também:

4X0

Por unanimidade, STF toma decisão e mantém prisão de Bolsonaro
Por unanimidade, STF toma decisão e mantém prisão de Bolsonaro imagem

ESPERANDO

Conformado? General Heleno reage após possibilidade de prisão
Conformado? General Heleno reage após possibilidade de prisão imagem

POLÍTICA

STF se reúne após prisão: saiba como será a decisão sobre Bolsonaro
STF se reúne após prisão: saiba como será a decisão sobre Bolsonaro imagem

Em 2018, ele recebeu 74.116 votos, cerca de 15 mil a menos que o último eleito do partido, José Nunes — o PSD elegeu quatro nomes naquele pleito. Fernandes só conseguiu chegar à Câmara Federal após Luiz Caetano ter tido sua candidatura declarada inelegível.

Segunda vez "na fila"

Quatro anos depois, em nova tentativa, mais uma vez acabou na suplência. O desempenho foi até melhor em relação a 2018, quando atingiu 99.815 votos.

No entanto, o último postulante do PSD que acabou eleito foi Paulo Magalhães Júnior, que obteve 107.093 votos — a legenda colocou seis nomes na Câmara em 2022.

Porém, em 2023, em uma movimentação para ampliar os espaços do PSD na gestão Jerônimo Rodrigues (PT), Sérgio Brito foi alçado a secretário de Infraestrutura e, com isso, Charles Fernandes assumiu novamente o mandato em Brasília.

Agora, com a volta de Brito à Câmara, restou a Charles Fernandes, pelo menos por enquanto voltar à suplência.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Câmara dos Deputados Charles Fernandes guanambi PSD seinfra Sérgio Brito suplência

Relacionadas

Mais lidas