Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BENEFÍCIO

Gás de cozinha gratuito: programa vai beneficiar 17 milhões de brasileiros

Saiba quem tem direito ao projeto do governo Lula (PT)

Gabriela Araújo

Por Gabriela Araújo

24/07/2025 - 21:59 h
Revendedora de gás de cozinha
Revendedora de gás de cozinha -

O governo Lula (PT) distribuirá gás de cozinha gratuito para aproximadamente 17 milhões de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa faz parte do novo programa Gás para Todos e será lançada em agosto.

A novidade foi anunciada nesta quinta-feira, 24, pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e seguirá vigente até dezembro de 2027. O programa tem o intuito de mitigar a pobreza energética.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“O senhor [presidente Lula] vai lançar agora, dia 5 de agosto, um novo programa fundamental para combater também e ajudar na saúde pública, que é o Gás para Todos. 17 milhões de famílias receberão até dezembro de 2027 o botijão de gás. O novo programa social é fundamental para o combate à pobreza energética”, disse Silveira.

Ao todo, o benefício será disponibilizado a 40 mil postos e precisará de um novo cartão de pagamento, conforme contou Silveira. Atualmente, a medida atende a 5,6 milhões de famílias.

“Isso foi uma negociação de quase um ano com as distribuidoras. O nosso maior problema era como distribuir em todos os municípios do Brasil. Então foi uma longa negociação para que a gente chegasse num modelo ideal que nos desse segurança."

Leia Também:

O governo prevê um orçamento de R$ 2,6 bilhões para iniciar o programa ainda este ano, com a expectativa de R$ 5 bilhões já reservados para 2026.

Como funcionará o novo programa?

  • a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) credenciará as revendedoras que desejarem participar voluntariamente do programa e definirá o preço teto pelo qual o botijão será vendido ao governo, de acordo com a média praticada em cada região;
  • o beneficiário irá a cada 2 meses à revendedora de gás de cozinha credenciada ao programa para retirar o botijão gratuitamente, informando seus dados inscritos no CadÚnico;
  • a família poderá acompanhar o status do benefício, como a liberação de uma nova botija e o local de retirada, por meio de um aplicativo do programa que está sendo desenvolvido pela Caixa –também no aplicativo, o governo fará, por intermédio da Caixa, o pagamento aos revendedores das botijas de gás “compradas” pelo programa e entregues às famílias.

Quem tem direito ao programa?

Para ter direito ao programa, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

gás de cozinha governo Lula Lula programa Gás para Todos

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Revendedora de gás de cozinha
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Revendedora de gás de cozinha
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Revendedora de gás de cozinha
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Revendedora de gás de cozinha
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

x