Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

FRAUDE NA APOSENTADORIA

Governo comemora vitória após revés na CPMI do INSS

Presidência e da relatoria da Comissão ficaram com oposição

Redação
Por Redação
Frei Chico é irmão do presidente Lula
Frei Chico é irmão do presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Apesar da derrota na eleição da presidência e da relatoria, o governo teve o que comemorar no primeiro dia da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, na terça-feira, 26.

Governistas conseguiram segurar a convocação do sindicalista Frei Chico, irmão do presidente Lula. O presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que o colegiado, no momento, chamará “pessoas sejam identificadas com algum tipo de desvio, decisão ou interferência nos desvios do INSS”.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“Se ao longo da CPMI ficar provado que essa pessoa ou qualquer outra tenha de fato participado, será colocado o requerimento para convocação”, declarou Viana.

José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). Segundo as investigações da Polícia Federal, a entidade arrecadou R$ 259 milhões em descontos ilegais.

Leia Também:

POLÍTICA

Governo vê maioria em CPMI do INSS e mira ex-ministro de Bolsonaro
Governo vê maioria em CPMI do INSS e mira ex-ministro de Bolsonaro imagem

APURAÇÃO

Lupi e ex-presidentes do INSS são convocados para depor em CPMI
Lupi e ex-presidentes do INSS são convocados para depor em CPMI imagem

REVIRAVOLTA

Governistas pedem convocação de Bolsonaro na CPMI do INSS
Governistas pedem convocação de Bolsonaro na CPMI do INSS imagem

A comissão aprovou o convite para ouvir ministros da Previdência que ocuparam o cargo desde 2015. O colegiado também aprovou a convocação, que implica comparecimento obrigatório, de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”, e dos presidentes do órgão dos últimos 10 anos.

Reação

A CPMI tem 16 titulares e 16 suplentes, incluindo nomes de perfil mais radical, como o senador Magno Malta (PL-ES) e o deputado Marcel Van Hattem (PL-RS).

A maior parte dos integrantes, porém, pertence a blocos com histórico de sustentar a governabilidade (Democracia, Vanguarda, Aliança), o que pode enfraquecer o vigor investigativo da comissão.

Logo na instalação, em 20 de agosto, a CPMI teve uma reviravolta: elegeu Carlos Viana para a presidência, em vez de Omar Aziz (MDB-AM), indicado pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), claramente oposicionista, foi escolhido para a relatoria.

Como reação, a federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e Rede, deixou na terça, o maior bloco da Câmara dos Deputados, conhecido como “blocão do Motta”, liderado pelo presidente da Casa.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

CPMI do INSS frei chico governo investigação

Relacionadas

Mais lidas