BRASIL
Governo federal aprova patrocínio a filme sobre fake news
Ancine autorizou a captação de cerca de R$ 2 milhões para a produção de 'A Fantástica Fábrica de Fake News'
Por Da Redação
O governo federal aprovou a captação de recursos para a produção de um filme sobre a disseminação de notícias falsas no Brasil. Fenômeno crescente, o combate à desinformação tem sido uma das principais preocupações da gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que trabalha, inclusive, no projeto de criação de um órgão regulador.
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) autorizou a produtora Villalobos Empreendimentos Sociais, sediada em Brasília, a captar a quantia de R$ 2.791.250,00 para a produção do filme "A Fantástica Fábrica de Fake News".
O fenômeno não é recente, mas tem se tornado preocupante com o avanço desenfreado do digital. Em 2019, o Congresso chegou a abrir uma CPMI para apurar ataques cibernéticos e a atuação de uma rede de divulgação de notícias falsas pelas redes sociais.
A Advocacia-Geral da União (AGU) do governo Lula criou um grupo de trabalho para regulamentar a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD), uma estrutura que pretende se inspirar em modelos de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal Federal (STF).
A medida, que recebeu respaldo do Ministério Público Federal (MPF) e de setores do Judiciário, é muito criticada por figuras bolsonaristas, que alegam censura. Representantes da base de oposição dizem que a estrutura "servirá de patrulha do pensamento e censura" e afirmam que a criação do órgão seria "uma forma de controlar críticas às políticas públicas do país".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes