Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ALERTA

Governo Trump contactou Moraes sobre ordem para rede social

Medida vem após o magistrado pedir o bloqueio de contas em redes sociais americanas.

Por Redação

30/05/2025 - 7:15 h | Atualizada em 30/05/2025 - 8:11
Moraes recebeu mensagem do governo Trump sobre decisões contra redes sociais
Moraes recebeu mensagem do governo Trump sobre decisões contra redes sociais -

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos - órgão equivalente ao Ministério da Justiça no Brasil - enviou um comunicado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, afirmou o jornal The New York Times. A medida vem após o magistrado pedir o bloqueio de contas em redes sociais americanas.

Leia Também:

De acordo com a reportagem, o documento afirmava que o magistrado poderia reforçar as leis brasileiras no ambiente virtual, mas não poderia ordenar empresas americanas a tomar ações específicas nos EUA. O gabinete do ministro optou por não comentar a reportagem, de acordo com a publicação.

A carta teria sido uma resposta à decisão de Moraes, dada em fevereiro deste ano, de suspender a plataforma Rumble, popular entre influenciadores da direita, com a ordem de indicação de representante no Brasil. No último ano, a rede social X chegou a ser suspensa no país por cerca de 40 dias, também após decisão do ministro.

Alexandre de Moraes é alvo de um processo movido pelas empresas Trump Media & Technology Group, comandada pelo presidente americano Donald Trump, e pela plataforma Rumble sob acusação de infringir a Primeira Emenda da Constituição americana, que defende a liberdade de expressão.

Ameaça

No dia 21 de maio, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou em audiência no Congresso americano que há “grande possibilidade” de o governo aplicar sanções contra Moraes com base na Lei Global Magnitsky. Essa lei permite punir estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos ou corrupção.

Bolsonaristas vinham tentando convencer o governo Trump de que várias decisões do ministro no Brasil afetaram cidadãos americanos nos EUA, como no caso da suspensão de perfis em redes sociais e na derrubada temporária do X, plataforma sediada no país e controlada por Elon Musk , assessor sênior de Trump na Casa Branca, em 2024.

A fala causou incômodo no Itamaraty, que vê na declaração uma tentativa de interferência nos assuntos internos do Brasil e uma afronta ao Judiciário nacional.

Segundo diplomatas ouvidos pela Globonews, a relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos deve ser conduzida com pragmatismo, o que significa manter laços comerciais e diplomáticos sólidos mesmo diante de divergências políticas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alexandre de Moraes governo Trump justiça eua

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Moraes recebeu mensagem do governo Trump sobre decisões contra redes sociais
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Moraes recebeu mensagem do governo Trump sobre decisões contra redes sociais
Play

No Brics, Lula revela torcida pelo Fluminense no Mundial; assista

Moraes recebeu mensagem do governo Trump sobre decisões contra redes sociais
Play

Vídeo: deputado e prefeito viram whisky em festa de São João

Moraes recebeu mensagem do governo Trump sobre decisões contra redes sociais
Play

Tarcísio usa bandeira de Israel e canta louvor na Marcha para Jesus

x