Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INTERFERÊNCIA

Governos Lula e Trump conversam sobre sanção a Alexandre de Moraes

Secretário norte-americano confirmou que ministro do STF pode ser alvo de sanção

Por Redação

27/05/2025 - 6:55 h | Atualizada em 27/05/2025 - 8:17
Itamaraty busca saída diplomática para crise política com EUA
Itamaraty busca saída diplomática para crise política com EUA -

O alto escalão dos governos Lula e Donald Trump iniciaram conversas após o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, confirmar que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode ser alvo de sanções pelo governo americano. A informação é da GloboNews.

Leia Também:

No último dia 21, Rubio afirmou em audiência no Congresso americano que há “grande possibilidade” de o governo aplicar sanções contra Moraes com base na Lei Global Magnitsky. Essa lei permite punir estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos ou corrupção.

Bolsonaristas vinham tentando convencer o governo Trump de que várias decisões do ministro no Brasil afetaram cidadãos americanos nos EUA, como no caso da suspensão de perfis em redes sociais e na derrubada temporária do X, plataforma sediada no país e controlada por Elon Musk , assessor sênior de Trump na Casa Branca, em 2024.

A estratégia seria orquestrada em diferentes fases para tentar desgastar o Supremo e o Judiciário brasileiro para forçar um recuo por parte da Corte no julgamento contra Jair Bolsonaro nas investigações da trama golpista, além de criar o ambiente para a aprovação do projeto que visa anistiar os envolvidos nos ataques do 8 de janeiro.

A fala causou incômodo no Itamaraty, que vê na declaração uma tentativa de interferência nos assuntos internos do Brasil e uma afronta ao Judiciário nacional.

Segundo diplomatas ouvidos pelo canal, a relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos deve ser conduzida com pragmatismo, o que significa manter laços comerciais e diplomáticos sólidos mesmo diante de divergências políticas.

Vale lembrar que Lula declarou apoiou Kamala Harris nas eleições de 2024, enquanto Jair Bolsonaro é próximo de Trump. Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China.

Investigação contra Eduardo Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes será o relator da queixa da Procuradoria-Geral da República (PGR) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), fiho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar está nos Estados Unidos, licenciado do seu mandato.

O inquérito correrá em sigilo, por determinação do próprio Moraes. Na ação, Paulo Gonet, procurador-geral da República, aponta uma lista de declarações e movimentações públicas que mostram uma possível estratégia de Eduardo Bolsonaro (PL) para constranger a atuação do STF.

De acordo com a jornalista Daniela Lima, em seu blog no portal G1, um integrante do STF, sob condição de anonimato, indicou que a postura adotada por Eduardo Bolsonaro (PL) gerou um clima de 'solidariedade' com Alexandre de Moraes, relator do processo do 8 de janeiro.

"Eles não entendem que o que sinalizam é, obtendo uma punição a você pelo exercício do trabalho, sinalizam que amanhã o mesmo pode ser feito contra cada um de nós", afirmou um dos magistrados.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

governo Lula governo Trump sanções a moraes

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Itamaraty busca saída diplomática para crise política com EUA
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Itamaraty busca saída diplomática para crise política com EUA
Play

No Brics, Lula revela torcida pelo Fluminense no Mundial; assista

Itamaraty busca saída diplomática para crise política com EUA
Play

Vídeo: deputado e prefeito viram whisky em festa de São João

Itamaraty busca saída diplomática para crise política com EUA
Play

Tarcísio usa bandeira de Israel e canta louvor na Marcha para Jesus

x