Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Jorge Solla comemora universalização do serviço na Bahia

Deputado é um dos responsáveis pela criação e implantação do sistema no Brasil

Da Redação
Por Da Redação
Imagem ilustrativa da imagem Jorge Solla comemora universalização do serviço na Bahia
Foto: Divulgação

O deputado federal Jorge Solla (PT), um dos responsáveis pela criação e implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Brasil, celebrou a universalização do sistema na Bahia após a entrega de novas ambulâncias nas regiões de Itaberaba e Seabra.

Leia Também:

REFORÇO NA SAÚDE

Ministério da Saúde entrega cerca de 30 ambulâncias novas ao SAMU
Ministério da Saúde entrega cerca de 30 ambulâncias novas ao SAMU imagem

POLÍTICA

Solla defende ações do governo Lula: "A gente já vive em outro país"
Solla defende ações do governo Lula: "A gente já vive em outro país" imagem

SAÚDE

Sesab projeta expansão de CAPs e centros de reabilitação na Bahia
Sesab projeta expansão de CAPs e centros de reabilitação na Bahia imagem

Com esses veículos, o estado alcança 100% da cobertura do serviço, garantindo atendimento de urgência para todas as regiões.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

"Mais um acerto do governo Lula, que tem investido pesado na renovação das frotas em todo o país. Com essa remessa, que atenderá Itaberaba e Seabra, cada canto da Bahia terá cobertura do SAMU", destacou Solla.

O deputado falou ainda sobre o "abandono" do sistema durante as gestões dos exs-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), que, de acordo com Solla, não fizeram aportes financeiros para fortalecer o SAMU no país.

"Precisou o PT voltar ao governo para o SAMU voltar a ter alguma atenção. O último aporte tinha sido feito pela presidente Dilma. Depois, Temer e Bolsonaro ignoraram o serviço, que ficou completamente comprometido com os veículos antigos e sucateados".

Criado em 2003, no primeiro governo Lula (PT), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) teve Jorge Solla, que na época atuava como Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, como um dos idealizadores. A ideia do SAMU, inclusive, deriva de programas como o Resgate Médico, implantado durante a gestão de Solla na Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, e o modelo de serviço pré-hospitalar vigente na França.

A nova entrega faz parte do plano de renovação completa da frota nacional, com um investimento de R$ 243,5 milhões por meio do novo PAC. No total, serão distribuídas 789 ambulâncias para 559 cidades do país, sendo 12 destinadas à Bahia, beneficiando nove municípios, incluindo Itaberaba e Seabra, que até então não tinham cobertura do serviço.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

ambulâncias atendimento de urgência Bahia cobertura médica governo Lula investimento saúde itaberaba Jorge Solla PAC PT samu saúde pública Seabra universalização

Relacionadas

Mais lidas