Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Jorge Solla comemora universalização do serviço na Bahia

Deputado é um dos responsáveis pela criação e implantação do sistema no Brasil

Por Da Redação

14/03/2025 - 14:06 h
Imagem ilustrativa da imagem Jorge Solla comemora universalização do serviço na Bahia
-

O deputado federal Jorge Solla (PT), um dos responsáveis pela criação e implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Brasil, celebrou a universalização do sistema na Bahia após a entrega de novas ambulâncias nas regiões de Itaberaba e Seabra.

Leia Também:

Com esses veículos, o estado alcança 100% da cobertura do serviço, garantindo atendimento de urgência para todas as regiões.

"Mais um acerto do governo Lula, que tem investido pesado na renovação das frotas em todo o país. Com essa remessa, que atenderá Itaberaba e Seabra, cada canto da Bahia terá cobertura do SAMU", destacou Solla.

O deputado falou ainda sobre o "abandono" do sistema durante as gestões dos exs-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), que, de acordo com Solla, não fizeram aportes financeiros para fortalecer o SAMU no país.

"Precisou o PT voltar ao governo para o SAMU voltar a ter alguma atenção. O último aporte tinha sido feito pela presidente Dilma. Depois, Temer e Bolsonaro ignoraram o serviço, que ficou completamente comprometido com os veículos antigos e sucateados".

Criado em 2003, no primeiro governo Lula (PT), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) teve Jorge Solla, que na época atuava como Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, como um dos idealizadores. A ideia do SAMU, inclusive, deriva de programas como o Resgate Médico, implantado durante a gestão de Solla na Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, e o modelo de serviço pré-hospitalar vigente na França.

A nova entrega faz parte do plano de renovação completa da frota nacional, com um investimento de R$ 243,5 milhões por meio do novo PAC. No total, serão distribuídas 789 ambulâncias para 559 cidades do país, sendo 12 destinadas à Bahia, beneficiando nove municípios, incluindo Itaberaba e Seabra, que até então não tinham cobertura do serviço.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ambulâncias atendimento de urgência Bahia cobertura médica governo Lula investimento saúde itaberaba Jorge Solla PAC PT samu saúde pública Seabra universalização

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Governo da Bahia recebe prêmio por campanha sobre inclusão nas escolas

Play

Bolsonaro provoca e ataca mulheres petistas: "Incomíveis"; assista

Play

Deputado leva ovos e café para a Alba em protesto contra Lula; assista

Play

Bolsonaro detona Lei da Ficha Limpa e se diz alvo de perseguição; veja

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA