Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRICS

Lula articula encontro virtual do Brics em resposta ao tarifaço de Trump

Encontro quer reunir membros antigos e novos do Brics, incluindo Arábia Saudita e Indonésia

Redação

Por Redação

01/09/2025 - 18:38 h
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca promover, ainda em setembro, uma reunião virtual entre os líderes do Brics. A iniciativa surge como resposta ao recente "tarifaço de Donald Trump" e como plataforma para debater mudanças na Organização Mundial do Comércio (OMC).

O encontro está planejado para a próxima semana, embora dependa da confirmação das agendas dos demais chefes de Estado. O objetivo é contar com a presença dos principais integrantes, incluindo Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia), Cyril Ramaphosa (África) e Vladimir Putin (Rússia), além de contemplar os novos membros, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Indonésia e Irã.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Nas últimas semanas, Lula manteve uma série de diálogos individuais com líderes internacionais, como Xi, Modi, Putin, o francês Emmanuel Macron e a mexicana Claudia Scheinbaum.

Esses contatos focaram em temas como a defesa do multilateralismo, a expansão das parcerias comerciais e a diversificação de mercados. Embora o Brics evite confrontos diretos com os Estados Unidos, mantendo uma postura de cautela em relação à Casa Branca, a cúpula realizada no Rio de Janeiro em julho condenou práticas protecionistas adotadas unilateralmente.

Leia Também:

Durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o chanceler Mauro Vieira destacou que o governo brasileiro tem buscado levar adiante a proposta de reformulação da OMC.

"Demos início a conversas com os demais países afetados pelas medidas tarifárias dos Estados Unidos", afirmou Vieira.

Ele acrescentou que nesses contatos surgiram "crescentes preocupações [...] com o processo de deterioração do sistema multilateral de comércio" e com "negociações bilaterais assimétricas vulneráveis a pressões dos mais fortes". "O Brasil pretende desse modo dar início a discussões sobre uma reforma estrutural da OMC, uma verdadeira refundação do organismo, sobre bases mais modernas e flexíveis".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brics Lula mundo Política tarifaço trump

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Play

PEC da Blindagem: deputado baiano engrossa fila de arrependidos

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Play

Jerônimo 'dá bronca' em deputado e cutuca ACM Neto em evento na Bahia

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Play

Jerônimo convoca população para ato contra PEC da Blindagem em Salvador

x