Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESTRATÉGIA

Lula escala Simone Tebet para nova missão nas eleições de 2026

Tebet considera que é seu dever reforçar o Senado contra o bolsonarismo a partir de 2026

Redação

Por Redação

10/09/2025 - 8:16 h
Tebet deve concorrer ao Senado em 2026
Tebet deve concorrer ao Senado em 2026 -

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), pode concorrer ao Senado por São Paulo nas eleições de 2026. Segundo o UOL, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sondou a ministra sobre a possibilidade durante uma conversa em viagem ao Acre, no início de agosto.

Lula mencionou a Tebet que o grupo de advogados Prerrogativas planejava apoiar sua eleição por São Paulo em vez de pelo Mato Grosso do Sul, estado natal da ministra. Nesta quinta-feira, 11, o Prerrogativas organiza uma conversa de Tebet com empresários e formadores de opinião na capital paulista.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Pesquisa divulgada pela Atlas Intel apontou Tebet tecnicamente empatada com o seu colega de governo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na corrida para representar São Paulo no Senado. Tebet aparece com 22,1% das intenções de voto, seguida por Haddad, com 19,7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Costura difícil

A candidatura de Tebet ao Senado por São Paulo envolve uma costura política delicada, porque ela teria que mudar de partido caso Tarcísio de Freitas (Republicanos) seja o candidato da oposição à Presidência da República.

Capitaneado pelo presidente do partido, Baleia Rossi (MDB-SP), e pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o MDB paulista é fortemente ligado a Tarcísio. Tebet, portanto, teria que migrar para o PSB.

Interlocutores da ministra, que já foi senadora pelo Mato Grosso do Sul, disseram que ela ainda está indecisa. Eles afirmam que Tebet considera que é seu dever reforçar o Senado contra o bolsonarismo a partir de 2026, mas que ela ainda tende a concorrer pelo seu estado.

Por lá, a disputa está embolada entre Tebet, o ex-governador Reinaldo Ajambuja, Capitão Contard (PRTB) e Nelsinho Trad (PSD).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

candidatura ao Senado eleições 2026 Lula São Paulo simone tebet

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Tebet deve concorrer ao Senado em 2026
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e retirar competência do STF

Tebet deve concorrer ao Senado em 2026
Play

Fux diz que STF não deve realizar julgamento político

Tebet deve concorrer ao Senado em 2026
Play

STF pode condenar Bolsonaro nesta quarta; assista julgamento

Tebet deve concorrer ao Senado em 2026
Play

Moraes e Fux se estranham durante julgamento de Bolsonaro

x