POLÍTICA
Lula lamenta morte de Sebastião Salgado: "Profundamente triste"
Fotógrafo morreu aos 81 anos, nesta sexta-feira, 23
Por Cássio Moreira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) lamentou, nesta sexta-feira, 23, a morte de Sebastião Salgado. O fotógrafo, que sofria de um distúrbio sanguíneo causado pela malária, morreu aos 81 anos.
Durante um evento com o presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, em Brasília, Lula pediu um minuto de silêncio e citou Sebastião como um dos maiores fotógrafos da história do Brasil.
"Ficamos sabendo de uma notícia muito triste [...] Queria pedir um minuto de silêncio pelo nosso fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o Brasil já produziu", afirmou Lula.
Leia Também:
Em publicação nas redes sociais, Lula mencionou o informomismo do fotógrafo com as desigualdades do mundo, além de destacar o legado deixado por Sebastião, também conhecido por sua atuação na luta pela preservação ambiental.
"Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado [...] Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade", escreveu o presidente.
Ministros lamentam
Além de Lula, ministros de governo também lamentaram a perda de Sebastião Salgado. O titular do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou ter perdido um amigo.
"O Brasil perdeu um dos maiores expoentes da fotografia mundial. A morte de Sebastião Salgado deixa uma lacuna irreparável no jornalismo brasileiro. Descanse em paz, companheiro", afirmou o ministro.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, pontuou que Sebastião conseguiu, com suas lentes, capturar "a alma do mundo".
"Sua lente capturou a alma do mundo, com olhar humano, poético e profundamente transformador", disse a ministra baiana.
Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira.
— Lula (@LulaOficial) May 23, 2025
Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de… pic.twitter.com/4vjQQ0Tx4u
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes