Lula reitera promessa de reequipar Forças Armadas | A TARDE
Atarde > Política

Lula reitera promessa de reequipar Forças Armadas

Publicado quarta-feira, 10 de junho de 2009 às 18:35 h | Autor: Agencia Estado

Em mensagem encaminhada ao Comando da Marinha, em comemoração ao aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou a promessa de reequipar as Forças Armadas para que elas possam atuar com mais eficácia seja na costa, nos rios e, particularmente, na Amazônia, que destacou, mais uma vez, é prioridade de seu governo. Lula ressaltou também a importância do acordo assinado com a França, no final do ano passado, para a construção do submarino de propulsão nuclear, outra prioridade de seu governo, dentro do reaparelhamento da Marinha.

"Reafirmo o meu compromisso de garantir a capacidade operativa de nossas Armas como um fator indispensável para o desenvolvimento do nosso País", disse o presidente, na mensagem encaminhada à Marinha. Lula, que havia agendado estar presente à cerimônia, cancelou a ida ao Grupamento de Fuzileiros Navais, pedindo ao vice José Alencar para representá-lo. De acordo com o presidente, "a Estratégia Nacional de Defesa balizará a obtenção dos meios e equipamentos necessários para atuarmos com ainda mais eficiência no Atlântico Sul e nos pontos significativos de nosso território, especialmente a Amazônia".

Por sua vez, o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares Moura Neto, informou que a ideia é que, no ano que vem, o Brasil já comece o desenvolvimento do projeto e construção do submarino de propulsão nuclear. Ele lembrou que a construção do submarino não depende do Orçamento da União e, portanto, não está sujeito a cortes. A construção será feita com recursos de financiamento externo, que ainda estão em fase de negociação.

Publicações relacionadas