EXPECTATIVA
Lula se prepara para viagem aos EUA após condenação de Bolsonaro
Esta será a primeira viagem de Lula ao país norte-americano após Donald Trump assumir a presidência

Por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para sua participação na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na próxima semana.
O encontro com líderes mundiais ocorre anualmente em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 23 de setembro. Esta será, portanto, a primeira viagem de Lula ao país norte-americano após Donald Trump assumir a presidência.
Os dois países passam pelo pior momento da relação em anos. O governo do presidente Trump impôs tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros como represália ao inquérito que levou à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Leia Também:
Além da sanção econômica, as autoridades americanas cassaram o visto de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e aplicaram Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes. A punição prevê o bloqueio de contas e transações de Moraes com entidades sujeitas à lei americana.
Em artigo publicado no “New York Times” neste domingo, Lula enviou uma mensagem a Trump de que o Brasil “continua aberto a negociar qualquer coisa que possa trazer benefícios mútuos”. Mas ponderou que a “democracia e a soberania do Brasil não estão em pauta”.
Expectativa
Tradicionalmente, o representante do Brasil faz o discurso de abertura da Assembleia – o que Lula fez em 2023 e 2024. Logo após, será a vez do mandatário dos EUA. Será a primeira vez que Lula e Trump compartilharão o mesmo espaço.
Na Assembleia da ONU, o governo espera avançar nas negociações da COP30, que pela primeira vez ocorrerá no Brasil em uma cidade amazônica (Belém) em novembro.
No dia 24, a ONU sediará a Cúpula do Clima, quando os países devem anunciar as suas propostas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas, as chamadas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas).
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes