PROTAGONISMO
Lula se reúne com líderes da UE antes da assinatura do acordo Mercosul
Presidente quer consolidar protagonismo do Brasil nas negociações

Por Ane Catarine

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na tarde desta sexta-feira, 16, no Palácio do Itamaraty, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa.
O encontro ocorre na véspera da assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, marcada para sábado, 17, em Assunção, no Paraguai.
A agenda é tratada pelo governo brasileiro como estratégica para consolidar o protagonismo do Brasil nas negociações do acordo.
Está prevista a divulgação de uma declaração conjunta e o registro de uma “foto da vitória”, com Lula e as principais lideranças da União Europeia.
Leia Também:
Lula não vai ao Paraguai
O presidente Lula optou por não participar da cerimônia de assinatura do acordo em Assunção. Ao contrário dos presidentes da Argentina, Uruguai e Paraguai, que confirmaram presença no evento, o Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
O governo minimiza a ausência de Lula e atribui ao Paraguai uma tentativa de transformar o encontro em uma reunião de chefes de Estado, o que classificou como movimento político.
Entenda o acordo
Após mais de 25 anos de negociações, o acordo prevê a criação de uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, reunindo cerca de 720 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de aproximadamente US$ 22 trilhões.
Nesta semana, Lula conversou com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro. Segundo o governo brasileiro, os dois concordaram em atuar de forma célere para a implementação do acordo, com o objetivo de garantir que a parceria gere resultados concretos para a população.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



