FRUADE DO INSS
Mais de 300 mil terão aposentadorias ressarcidas na próxima semana
Primeiro lote da restituição será pago no dia 24 de julho
Por Anderson Ramos

Cerca de 340 mil pessoas que tiveram descontos irregulares em suas aposentadorias serão ressarcidas já a partir da próxima semana. No dia 24 de julho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará o primeiro lote da restituição.
O prazo para a adesão abriu na última sexta, 11, e quem aderir ao acordo até a próxima segunda, 21, será incluído na leva inicial do reembolso. O prazo final para a aceitação encerra no dia 14 de novembro.
Leia Também:
“Quem aderir primeiro, vai receber primeiro”, reforçou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante entrevista ao programa Bom dia, Ministro, desta quarta, 16.
É um número expressivo, mas o presidente Lula quer mais gente aderindo. Ele pediu para que eu faça anúncios, dê entrevistas porque o povo tem que saber que depois de terem sido roubados, os aposentados precisam aceitar o acordo para ter o dinheiro de volta
Segundo o ministro, 100 mil pessoas serão ressarcidas por dia. “Em 10 dias vamos pagar 1 milhão de pessoas, em 15 dias 1,5 milhão”, garantiu.
Wolney também informou que 9 milhões de aposentados tiveram algum valor descontado de forma irregular entre 20 de março de 2020 a 20 de março de 2025. Outros 27 milhões de beneficiários não tiveram nenhum tipo de desconto.
Pente-fino
Wolney Queiroz não descartou que as associações sejam autorizadas a retomar os descontos nas aposentadorias.
As mensalidades estão suspensas desde a deflagração da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal em abril, que identificou e desmontou o esquema.
“Todas as associações e acordos de cooperação técnica foram suspensas e todas estão sendo investigadas. Ao fim disso tudo, nós vamos saber quais são as idôneas, quais são as picaretas e depois vamos trazer essas informações para o presidente Lula e para o Congresso Nacional para saber o que vamos fazer, se vamos continuar com o desconto em folha e quais critérios a gente vai adotar para continuar fazendo os descontos em folha. Isso será feito de forma transparente, com o acompanhamento da imprensa, da sociedade e dos órgãos de controle”, afirmou Wolney.
Pedido de devolução
Para ter direito a aderir ao acordo, quem foi lesado pelas associações envolvidas no esquema deverá entrar em contato diretamente com o INSS, por meio dos canais de atendimento do órgão.
Os canais disponíveis são: Aplicativo Meu INSS, central telefônica 135 e agências dos Correios.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes