ELEIÇÕES
Ministra de Lula topa ser candidata em São Paulo, mas faz exigências
Simone Tebet, ministra do Planejamento, poderia concorrer ao Palácio dos Bandeirantes pelo PSB

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, pode ser o Plano B do governo Lula para a disputa ao Governo de São Paulo contra o atual titular do Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que já declarou ser candidato à reeleição.
Atualmente no MDB, Tebet poderia se filiar ao PSB para concorrer ao pleito — e ainda teria que mudar seu domicílio eleitoral do Mato Grosso do Sul para São Paulo. O convite para o embarque no ninho pessebista já foi feito a ela pelo presidente do partido, João Campos.
Leia Também:
Exigências
No entanto, Tebet fez algumas exigências para aceitar a missão. Uma delas é ter garantias do presidente Lula em relação a alguns pontos que considera importantes.
Ela quer que o petista assegure, por exemplo, recursos financeiros a sua candidatura e apoio da militância petista. A ministra também espera ter garantias de que não será alvo do conhecido “fogo amigo” do PT, especialmente das alas do partido mais à esquerda.
Além disso, caso não saia vencedora, a ministra quer a promessa de que continuará ministra em um eventual novo mandato de Lula.
Comparação com Alckmin
Mesmo com os pedidos, Tebet avalia que movimento seria até maior do que o feito nas eleições passadas pelo atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que se filiou ao PSB — deixando o PSDB —, para formar a chapa com Lula.
A expectativa é a de que a emedebista converse com Lula, ainda nesta semana durante viagem ao Panamá, onde o presidente participará do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe — ela integrará a comitiva.
Além de Tebet, Lula ainda precisa avançar nas conversas com outros ministros para a formação da chapa paulista. Um deles é o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O petista ainda pretende convencer o aliado a disputar um cargo eletivo em outubro deste ano, seja o Governo de São Paulo ou o Senado pelo mesmo estado.
A ideia de Lula é que até o Carnaval a chapa em São Paulo já esteja definida.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




