Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

ESCÂNDALO

Ministro da Previdência assinou emenda que facilitou fraude do INSS

Quando deputado, Wolney Queiroz assinou texto que afrouxou regras de controle do órgão

Redação
Por Redação
| Atualizada em
Wolney Queiroz, novo ministro da Previdência
Wolney Queiroz, novo ministro da Previdência - Foto: Divulgação / Ministério da Previdência

O novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz (PDT-PE), foi coautor de emenda que afrouxou as regras de controle do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) sobre descontos associativos aplicados em aposentadorias e pensões.

Leia Também:

INSS

Investigação da PF sobre fraude no INSS começou com denúncia na Bahia
Investigação da PF sobre fraude no INSS começou com denúncia na Bahia imagem

BRASIL

INSS acumula mais de 5 mil processos por descontos indevidos em 2025
INSS acumula mais de 5 mil processos por descontos indevidos em 2025 imagem

ESCÂNDALO

Ferrari, BMW, Porsches: veja frota de investigados na fraude do INSS
Ferrari, BMW, Porsches: veja frota de investigados na fraude do INSS imagem

Em 2019, foi editada a medida provisória (MP) 871, que foi transformada em lei, com várias ações para combater fraudes no INSS. Uma delas exigia que o desconto fosse revalidado pela entidade recebedora anualmente. As informações são de O Globo.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Essa redação foi, no mesmo ano, alterada pelo Congresso para elevar o prazo para três anos e apenas a partir de 2021. Um outro texto aprovado pelo Congresso em 2021 manteve o prazo maior e também adiou a revisão para dezembro de 2022. O novo ministro da Previdência foi um dos cinco autores da emenda que permitiu essa mudança. Procurado via assessoria de imprensa, o ministro não respondeu.

Além de Wolney Queiroz, assinaram a emenda os deputados Danilo Cabral (PSB-PE), então líder do PSB, Enio Verri (PT-PR), então líder do PT, Jorge Solla (PT-BA) e Vilson da Fetaemg (PSB-MG).

Um ano depois, em agosto de 2022, após lobby das entidades no Congresso, a exigência de revalidação dos dados foi completamente revogada como um “jabuti” na medida provisória que criou o microcrédito digital.

Dessa forma, as entidades não precisaram mais revalidar o cadastro recorrentemente. Segundo dados do INSS, as entidades conveniadas, considerando o universo total delas, dizem ter 7,263 milhões de filiados.

Operação Sem Desconto

Investigações no âmbito da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União apontam que foram descontados R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, mas o governo ainda calcula quanto disso foi descontado ilegalmente.

O escândalo levou à demissão do ex-ministro da pasta, Carlos Lupi. Na última sexta, 2, o então secretário executivo da Previdência, Wolney Queiroz, foi escolhido por Lula para substituir Lupi no comando da pasta.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

fraude INSS INSS medida provisória Operação Sem Desconto Wolney Queiroz

Relacionadas

Mais lidas