Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESCÂNDALO DO INSS

INSS: beneficiários terão canal exclusivo para ressarcimento

Proposta está prestes a ser finalizada, diz AGU

Por Redação

04/05/2025 - 8:55 h
Plano está sendo executado pela AGU
Plano está sendo executado pela AGU -

O governo federal está prestes a finalizar o plano de ressarcimento para aposentados e pensionistas, vítimas dos descontos indevidos em seus benefícios. A proposta estava sendo discutida entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e o novo presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior.

A proposta, de acordo com a AGU, será apresentada ao Palácio do Planalto na próxima semana. O intuito é oferecer uma solução para os segurados que foram afetados pelas cobranças consideradas irregulares.

Leia Também:

A proposta ainda prevê a abertura de um canal específico para que os segurados possam formalizar os pedidos de contestação, segundo informações do g1.

Além disso, a nova proposição também prevê que os segurados possam apresentar seus pedidos diretamente, sem a necessidade de intermediários. O ressarcimento deve ser feito por meio de ações judiciais.

Lupi pede demissão

Lupi pediu demissão da pasta na noite de sexta-feira, 2, em meio aos desgastes devido ao escândalo do INSS, que culminou no desvio de R$ 6,3 bilhões.

Nas redes sociais, o agora ex-ministro agradeceu ao petista pela confiança em seu trabalho e diz que nunca esteve vinculado com a fraude do órgão.

“Tomo esta decisão com a certeza de que o meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades do INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, escreveu Lupi em um card publicado no X (antigo Twitter).

Fraude no INSS

A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal, na terça-feira, 29, investiga um suposto esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.

As investigações da PF identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.

O rombo nas contas dos aposentados e pensionistas foi no período entre 2019 e 2024.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

fraude do INSS INSS

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Plano está sendo executado pela AGU
Play

Ex-deputada Célia Leão é retirada de voo por usar item proibido; vídeo

Plano está sendo executado pela AGU
Play

VÍDEO: Bolsonaro surpreende em hospital ao lado de Michelle

Plano está sendo executado pela AGU
Play

VÍDEO: deputado baiano canta louvor na Câmara antes de votação

Plano está sendo executado pela AGU
Play

Glauber Braga cassado: deputado dorme no plenário do Conselho de Ética

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA