Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Morre Péricles de Souza, presidente de honra do PCdoB Bahia

Dirigente tem vida marcada por luta pela democracia

Redação

Por Redação

05/09/2025 - 18:21 h
Péricles de Souza tinha 83 anos
Péricles de Souza tinha 83 anos -

Morreu, nesta sexta-feira, 5, o dirigente histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Péricles de Souza, aos 83 anos, presidente de honra da sigla na Bahia. O militante ficou conhecido por sua atuação na luta em defesa da democracia durante a ditatura militar.

Leia Também:

Nascido em Vitória da Conquista, em 1943, Péricles de Souza iniciou na política ainda no movimento estudantil, participando também da Ação Popular (AP) durante a ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970. Ele ainda ajudou na reconstrução do PCdoB no Nordeste no período em que a legenda nos tempos de clandestinidade.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Péricles foi uma figura central no campo progressista, não só na Bahia, mas em todo o Brasil. Sua história se confunde com a do PCdoB e com as lutas que moldaram o país, especialmente no enfrentamento à ditadura militar e na construção da democracia”, afirmou Osvaldo Bertolino, autor do livro 'Péricles de Souza: Uma vida, um vida', biografia do militante comunista, na época do lançamento da obra.

Péricles foi cremado no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, em cerimônia realizada às 15h.

CTB lamenta perda

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) lamentou, em nota, a morte de Péricles, ressaltando seu legado político e sua atuação em defesa da democracia.

"Péricles dedicou sua vida à construção de um Brasil mais justo, democrático e soberano, unindo inteligência, firmeza política e generosidade. Desde a juventude, destacou-se no movimento estudantil e na militância revolucionária, enfrentando os desafios da ditadura militar, contribuindo decisivamente para a reorganização do PCdoB no Nordeste e fortalecendo os movimentos sociais em cada etapa da sua trajetória", destacou a CTB.

PCdoB se manifesta

O PCdoB Bahia também se manifestou sobre a morte do presidente de honra da legenda, citando seu trabalho político e sua trajetória de vida.

"Péricles não foi apenas o dirigente firme e estrategista político. Foi também o companheiro generoso, o amigo leal, o homem sereno que sabia ouvir e orientar. Sua vida pessoal refletia a mesma grandeza de sua militância: solidariedade e compromisso com o próximo. Foi marido e pai dedicado, e soube unir à sua trajetória pública a dimensão humana que o fazia tão querido por quem conviveu com ele", diz trecho da nota.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Morte pcdob

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Péricles de Souza tinha 83 anos
Play

Vídeo: Advogado de Cid chama Fux de “atraente” e gera reação de Dino

Péricles de Souza tinha 83 anos
Play

Trump diz que ataque a barco da Venezuela deixou 11 traficantes mortos

Péricles de Souza tinha 83 anos
Play

Bolsonaro no STF: ex-presidente aparece e diz acompanhar julgamento

Péricles de Souza tinha 83 anos
Play

Vídeo: Bispo ora para Nossa Senhora livrar Brasil do comunismo

x