Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

“Não cabe a mim decidir”, diz Jerônimo sobre caso Binho Galinha

Governador participou de agenda, em Salvador, nesta sexta-feira, 3

Yuri Abreu

Por Yuri Abreu

03/10/2025 - 10:58 h | Atualizada em 03/10/2025 - 11:58
Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT)
Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) -

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) abriu o jogo, nesta sexta-feira, 3, sobre o caso Binho Galinha (PRD), deputado estadual que está foragido da Justiça desde a deflagração, nesta semana, da operação "Estado Anômico".

A ação, realizada em conjunto pela Polícia Federal (PF) em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) teve como objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, atuante em Feira de Santana (centro-norte da Bahia) e região.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O governador foi questionado sobre o assunto durante a entrega de veículos para as Policlínicas Regionais de Saúde, no estacionamento da Secretaria estadual de Saúde (Sesab), Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na oportunidade, Jerônimo afirmou que cabe à Justiça apurar os fatos e à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) tomar as medidas necessárias quanto à permanência do parlamentar no cargo.

Leia Também:

“A comunidade, a população o elegeu. Elegeu para uma missão. No que diz respeito à questão judicial, não posso falar. Se tem denúncias, a polícia apurou, está apurando, é aguardar a Justiça apurar, tomar decisão e a Assembleia vai tomar também a decisão”, declarou o governador.

O petista pontuou que não cabe a ele interferir no caso diretamente, mas que acatará qualquer decisão a ser tomada pela Alba desde que esteja alinhada O petista pontuou que não cabe a ele interferir no caso diretamente, mas que acatará qualquer decisão a ser tomada pela Alba desde que esteja alinhada com a ética e a responsabilidade pública.

Não sou eu que tomarei [a decisão], é a Assembleia. Mas estarei ao lado dela, com a decisão que vier acertada, no sentido de garantir que não maculem a imagem de nós, políticos
Jerônimo Rodrigues - Governador da Bahia

Alba e Justiça sob pressão: e o mandato de Binho Galinha?

O caso envolvendo o deputado Binho Galinha (PRD), foragido da Justiça desde a deflagração da Operação Anômico — desdobramento da "El Patrón" — pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público da Bahia (MP-BA), na quarta-feira, 1º, colocou luz sobre uma importante questão: o mandato do parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Diante do cenário, surge a expectativa por uma movimentação do Conselho de Ética da Casa, instalada há mais de um ano e meio e presidida pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PV). De lá para cá, sempre quando questionado sobre o assunto, o verde sempre adotou uma postura evasiva. Desde ontem, o Portal A TARDE vem tentando entrar em contato com ele, mas não vem obtendo retorno.

No entanto, fontes ouvidas por A TARDE, em caráter reservado, tem opiniões diferentes sobre o assunto. Há quem defenda que a própria Assembleia tome uma atitude sobre o assunto. Porém, outros adotam um tom mais cauteloso, esperando que a Justiça, inicialmente, tome à frente da situação para que, depois, a Alba venha a se manifestar.

Para um interlocutor, o legislativo baiano nunca passou por uma situação do tipo e que a Alba pode, pelo menos de início, suspender o mandato de Binho Galinha por 90 dias. Segundo a fonte, o período de afastamento se deve para que o próprio parlamentar possa se defender.

No entanto, considera pouco provável que o colega de parlamento escape da cassação do mandato, uma vez que as denúncias contra Binho Galinha são muito fortes. "Eu acho que tem que ter muita maturidade nesse momento, mas é uma situação gravíssima", disse.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alba Binho Galinha Estado Anômico Jerônimo Rodrigues Ministério Público da Bahia polícia federal

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT)
Play

STF decide destino dos ‘kids preto’ que planejaram matar Lula e Moraes

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT)
Play

Pacto do Trabalho no Carnaval pode se tornar padrão em festas pelo Brasil, diz ministro

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT)
Play

Vereador é barrado ao tentar invadir nova Rodoviária de Salvador; veja

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT)
Play

Fim da escala 6x1? Senado decide destino da jornada trabalhista

x