POLÍTICA
Nikolas Ferreira protocola pedido de impeachment de Lula
Deputado aponta crimes de responsabilidade do presidente
Por Cássio Moreira

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos principais nomes do bloco de oposição, apresentou um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o parlamentar, o chefe do Palácio do Planalto teria cometido crimes de responsabilidade.
Os supostos crimes apontados por Nikolas, que também é alvo de uma denúncia que pode culminar na cassação do seu mandato, ocorreram no âmbito da crise com os Estados Unidos, fruto da taxação de 50% nos produtos brasileiros exportados para o país, assim como a condução de outros temas ligados à política de relações exteriores.
Leia Também:
“O Brasil não pode ser conduzido com base em interesses ideológicos ou revanchismos pessoais. A política externa deve servir aos brasileiros, e não à conveniência de regimes autoritários ou agendas antiocidentais”, afirma Nikolas Ferreira.
Próximos passos
A próxima etapa do processo é a análise da Presidência da Câmara dos Deputados, hoje nas mãos de Hugo Motta (Republicanos). Cabe ao representante do Legislativo decidir se arquiva ou prossegue com o pedido.
Quais são os crimes apontados?
- A aproximação com regimes autoritários como o Irã, incluindo a permissão para atracação de navios de guerra iranianos no território nacional;
- A recusa do governo brasileiro em classificar o PCC como grupo terrorista, mesmo diante de pedidos formais dos Estados Unidos;
- A campanha aberta pela desdolarização do comércio internacional no âmbito do BRICS, com discurso de enfrentamento ao dólar norte-americano;
- E declarações públicas que ironizam e ofendem líderes de nações parceiras, como o ex-presidente Donald Trump, o que teria contribuído para o acirramento da crise diplomática entre Brasil e EUA.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes