MEIO AMBIENTE
Nova crise a caminho? Trump ataca Amazônia antes COP30
Presidente dos EUA, Donald Trump fez acusação em postagem na sua rede social

Por Yuri Abreu

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma grave acusação sobre a Amazônia antes do início da COP 30, nesta segunda-feira, 10. Um dia antes, o mandatário norte-americano escreveu, na sua rede Truth Social, uma mensagem afirmando que a região foi destruída para a construção de uma estrada.
“Eles destruíram a floresta amazônica no Brasil para a construção de uma rodovia de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar”, escreveu Trump na mensagem, ressaltando que o caso “se tornou um grande escândalo”.
Além da mensagem, o republicano postou um vídeo de quatro minutos da Fox News, com uma reportagem do enviado da emissora a Belém para cobrir a COP30. Ela afirma que mais de 100 mil árvores foram cortadas na Amazônia para construir a estrada e mostrar como o “governo brasileiro está cuidando da floresta tropical”.
Pela primeira vez desde 1992, os Estados Unidos não enviaram uma delegação oficial a uma conferência das Nações Unidas sobre o clima. Ainda de acordo com a reportagem, até mesmo países europeus estão deixando esses compromissos de lado.
Leia Também:
COP30 começa em Belém com luta contra o aquecimento global
A COP30, reunião do clima da ONU, começa nesta segunda-feira, 10, na cidade de Belém, no estado do Pará, com uma tentativa de salvar os esforços globais de luta contra o aquecimento global.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva resistiu a todas as objeções e a cidade de Belém receberá quase 50 mil pessoas durante o evento, apesar da falta de hotéis e do aumento dos preços.
A ambição do evento: que o mundo abra os olhos para a Amazônia e que os participantes da COP30 tenham a experiência da vida tropical em Belém, uma cidade onde os habitantes levam guarda-chuvas para se proteger do sol pela manhã e da chuva à tarde.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



