Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Novos membros do Conselho Estadual da Juventude tomam posse com pacote de ações

Governador Jerônimo Rodrigues anunciou fórum de gestores, adesão ao Plano Juventude Negra Viva e estudos para diagnóstico das juventudes

Redação

Por Redação

24/09/2025 - 6:27 h | Atualizada em 24/09/2025 - 13:22
Cerimônia de novos membros
Cerimônia de novos membros -

A cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE) abriu oficialmente a Semana Estadual da Política de Juventude, em Salvador, nesta terça-feira, 23, ao som da Orquestra Neojiba.

Realizado na Biblioteca Central dos Barris, o evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que anunciou uma série de medidas: a criação do Fórum de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude da Bahia (Foejuve), a assinatura do termo de adesão ao Plano Nacional Juventude Negra Viva e a autorização para o início dos estudos de diagnóstico das juventudes no estado.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

“A juventude compreendeu que nós temos que fortalecer o sistema nacional. O [presidente] Lula não resolve sozinho, o Governo do Estado também não dá conta. É preciso que os municípios e a sociedade entendam a participação da juventude como um significado de garantia e correção das políticas de educação, de segurança pública, de lazer, de emprego, de renda, portanto hoje é um dia importante para nós”, destacou Jerônimo.

A cerimônia contemplou a diplomação coletiva de 60 Conselheiros e Conselheiras do CEJUVE, empossados para o biênio 2025/2027. Órgão colegiado de caráter consultivo, o Conselho representa a democracia da juventude baiana e é responsável por articular, monitorar e avaliar as políticas públicas de jovens de todo o estado. Para os novos integrantes, o momento é de fortalecimento e novas perspectivas.

“Ajudar, cada vez mais, a vida da juventude preta, que está na periferia, no campo, de fundo e fecho de pasto, comunidades e povos tradicionais, para tornar mais democrático, mais consolidados direitos e garantias para toda a juventude”, indicou o conselheiro Tobias Muniz, que integra o Terreiro Vodun Zo e representa a juventude religiosa.

Vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o Conselho tem a função de promover o debate sobre temas relacionados à juventude e procurar soluções para as questões e desafios enfrentados pelos jovens da Bahia, como educação, saúde, cultura, trabalho e outros segmentos.

“Esse é um espaço de capitalização de novas frentes, de pessoas engajadas no processo de escuta, de entender como é que a sociedade como um todo, se propaga dentro da Bahia, que é esse estado grande, diverso, ampliado”, completou Ítalo Menezes, representante do poder público no segmento cultural.

O CEJUVE é formado por 20 representantes do poder público, entre titulares e suplentes, de órgãos que exercem as funções de Estado e desenvolvem ações e projetos direcionados à juventude, e 40 representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes, de entidades, movimentos sociais, redes de jovens e organizações não-governamentais.

“Não podemos abrir mão da luta pela política pública de juventude. Esta é uma prioridade neste governo. E nós vamos continuar, para vocês não se perderem nas escolhas que fizerem, porque a luta é importante, mas mais importante ainda é a gente não perder a nossa rebeldia e a nossa vivacidade”, explicou o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.

Foejuve

A programação contemplou ainda a assinatura do decreto que institui o Fórum de Gestoras e Gestores Municipais de Juventude (Foejuve). A iniciativa do Governo do Estado descentraliza as ações, fortalece os territórios e o protagonismo das juventudes, construindo políticas públicas mais integradas e eficazes.

Com objetivo de consolidar uma rede colaborativa entre os municípios e ampliar a capacidade de implementação das políticas públicas, o Fórum ainda deve promover a troca de experiências exitosas e alinhar as ações aos programas e diretrizes estaduais.

PNJNV

Ainda durante a abertura da Semana Estadual da Política de Juventude, o governador Jerônimo Rodrigues assinou o termo de adesão da Bahia ao Plano Nacional Juventude Negra Viva - PNJNV. Lançada pelo Governo Federal em 2023, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério da Igualdade Racial, o plano é implementado em parceria com Municípios, sociedade civil, universidades e movimentos sociais.

A parceria consolida o conceito de política pública preventiva e com respeito aos direitos humanos que vem sendo implementada na Bahia através do Programa Bahia pela Paz, articulado nas comunidades por meio dos Coletivos Bahia pela Paz.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo enfatiza a parceria com o Governo do Bahia que perpassa por garantias para a juventude, por meio de programas como o Pé de Meia e o ID Jovem.

“É importante estabelecer políticas públicas para a gente fazer a disputa da nossa juventude. Não permitir que eles sejam absorvidos pelo tráfico, pelas milícias, pelo crime organizado. Que tenha políticas de educação, de saúde, para atrair os jovens e possibilitar que exerçam sua cidadania”, afirmou Macedo.

Estudos de diagnósticos

Jerônimo Rodrigues também autorizou o início dos estudos de diagnóstico das juventudes, por meio da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Científica – ACT, entre a Serin/COJUVE e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI).

O coordenador geral de Políticas para Juventude do Estado da Bahia, Nivaldo Millet, comemorou o momento para essa parcela tão importante da sociedade.

“É um momento histórico para a juventude da Bahia, celebrando 18 anos da política pública voltada para o setor. Essa política é transversal e prioritária para o Governo do Estado, fortalecendo sua institucionalização e pactuação, para garantir que a política pública chegue com mais qualidade na ponta”, concluiu Nivaldo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CEJUVE Jerônimo Rodrigues Semana Estadual da Juventude

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cerimônia de novos membros
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

Cerimônia de novos membros
Play

PEC da Blindagem: deputado baiano engrossa fila de arrependidos

Cerimônia de novos membros
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Cerimônia de novos membros
Play

Jerônimo 'dá bronca' em deputado e cutuca ACM Neto em evento na Bahia

x