BAHIA
Ponte Salvador-Itaparica: com apoio de Lula, obras ganham data para início em 2026
Plataforma provisória, responsável por dar suporte a instalação, será realizada em maio

Por Redação

A Ponte Salvador-Itaparica, um dos projetos mais aguardados pela população baiana, terá início das obras em junho de 2026. O projeto, que promete transformar a mobilidade entre Salvador e a Ilha de Itaparica, contará com investimento de R$ 10,6 bilhões e terá uma das maiores estruturas da América Latina.
A informação foi confirmada por fontes próximas ao Governo da Bahia, de que o Estado já vêm discutindo com o Governo Federal os trâmites e apoio para viabilizar o projeto. Incluive, ao Portal A TARDE, o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, bem como o CEO da Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas,confirmaram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá papael crucial para a aceleração das negociações, com apoio financeiro em decreto que deve ser assinado na próxima semana.
A Ponte Salvador-Itaparica foi qualificada no PPI e no PAC. O presidente Lula deve editar o decreto na próxima semana, consolidando esse apoio do governo Federal. O Governo Federal vai apoiar financeiramente a concessão da Ponte
Leia Também:
Governador reúne prefeitos de Itaparica e Vera Cruz e apresenta detalhes sobre ponte
Ponte Salvador–Itaparica terá pistas que mudam conforme trânsito; veja
Ponte Salvador-Itaparica: Jerônimo quer encontro com Bruno Reis para discutir obra
Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor
A obra foi qualificada pelo Governo Federal nos programas PAC e PPI, com a promessa de apoio financeiro para a concessão da ponte, um marco que deve garantir sua execução. O projeto executivo da ponte será iniciado em dezembro deste ano e a instalação da plataforma provisória, responsável por dar suporte a instalação, será realizada em maio de 2026.
Expectativa e impacto econômico
A obra tem gerado grande expectativa, principalmente devido ao impacto que terá na conectividade entre a capital baiana e o Recôncavo Baiano, além de beneficiar áreas do Baixo Sul do estado. A ponte, que terá 12,4 km sobre a água, será a maior da América Latina e mudará a paisagem de Salvador, já que seus mastros alcançarão impressionantes 218 metros, superando pontos turísticos famosos como o Elevador Lacerda e o Farol da Barra.
O investimento no projeto visa, além de melhorar a infraestrutura, incentivar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na região. A obra também é vista como uma oportunidade para fortalecer o turismo, oferecendo mais facilidade para acesso à Ilha de Itaparica, que possui diversas belezas naturais.
Desafios e parcerias
O projeto será realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com a participação de um consórcio chinês formado pela China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC), duas das maiores empresas do setor de infraestrutura.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e outros representantes do governo estadual têm trabalhado intensamente para garantir que todos os aspectos burocráticos sejam resolvidos a tempo de garantir o início das obras em 2026.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes