POLÍTICA
Ponte Salvador-Itaparica: governo acelera uso de estaleiro para obras
Governo articula liberação do Estaleiro São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe, para produção das peças da ponte

Por Flávia Requião

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou na manhã desta sexta-feira, 17, durante coletiva de imprensa, estar otimista com o andamento do projeto da Ponte Salvador-Itaparicae revelou novas articulações com o governo federal e a Petrobras para viabilizar as próximas etapas da obra.
O gestor antecipou que tem mantido diálogo constante com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para definir o uso de uma área noEstaleiro São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe, onde devem ser produzidas as peças estruturais da ponte.
“Tivemos uma reunião rápida agora com o ministro Rui Costa, pedindo que ele nos ajude a garantir a liberação junto à Petrobras. Semana passada nos reunimos com a presidente Magda, solicitando um espaço no Estaleiro, em São Roque, para que o consórcio chinês já possa trazer embarcações e iniciar a produção das peças da ponte”, afirmou o governador.
Jerônimo também afirmou que o estaleiro foi considerado o "local mais adequado" para receber as operações do consórcio responsável pela obra após estudos dos dirigentes que estão à frente da intervenção.
Leia Também:
Durante conversa com jornalistas, o chefe do Executivo mencionou a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) após a aprovação da Secretaria da Ponte (Seponte), que também deve tratar sobre o sistema viário-oeste.
“Não dava para deixar um investimento desse porte sem uma estrutura dedicada. Na época da Copa, foi criada uma secretaria específica, quando passou a copa, deixou uma herança boa. Se instituiu a secretaria da mesma forma, não é só a ponte, é todo o sistema viário-oeste que estamos constituindo na Bahia”, disse.
Tudo o que você precisa saber sobre a Ponte Salvador-Itaparica
O novo equipamento viário é considerado a maior estrutura da América Latina sob lâmina d’água e vai se conectar na região do Terminal Marítimo São Joaquim (Ferry-Boat) e, no município de Vera Cruz, à região da Gameleira.
- Investimento: Aproximadamente R$ 10,6 bilhões, conforme contrato da PPP (Parceria Público-Privada).
- Início das obras: Junho de 2026.
- Entrega: Junho de 2031.
- Tecnologia: A construção envolverá tecnologias de engenharia chinesa.
Geração de emprego
A expectativa é que a construção deste equipamento gere aproximadamente 7.000 empregos diretos e indiretos.
Confira trechos que vão integrar a Ponte
Trecho 1 – Acessos viários em Salvador
Construção das estruturas que compõem os acessos em Salvador, entre os bairros da Calçada e Água de Meninos e um conjunto de viadutos, além de dois túneis praticamente paralelos aos existentes na Via Expressa.
Trecho 2 – Ponte Salvador – Ilha de Itaparica
Após conclusão do sistema viário de Salvador, começam as obras da ponte Salvador-Itaparica, com 12.4 km de extensão. Nesse trecho do empreendimento, a construção foi dividida em três etapas: trecho de aproximação na Ilha de Itaparica, com 4.6 km, trecho de aproximação em Salvador, com 6.9 km de extensão, e trecho estaiado, com 0.9 km de comprimento e 85 m acima do nível do mar.
Trecho 3 – Acessos viários em Itaparica
O Sistema Viário de Itaparica possui aproximadamente 30 km de extensão, compreendidos entre a chegada da Ponte Salvador–Itaparica até a Ponte do Funil, através de uma nova rodovia projetada, que compreende a construção de viadutos incorporados em três interseções.
Trecho 4
Recuperação e duplicação de trecho da BA-001, nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes